Movimentos sociais realizam ato público em solidariedade ao povo palestino no Pelourinho

Compartilhe essa notícia!

Na manhã deste sábado (16), foi realizado, no Largo do Pelourinho, um ato público em solidariedade ao povo palestino e em defesa do fim dos bombardeio de Israel na Faixa de Gaza. Além de ativistas de diversos movimentos sociais, sindicais e militantes de partidos políticos de esquerda (PT, PCdoB, PSTU e PCB), a atividade convocada pro ‘Comitê Baiano em Solidariedade ao Povo Palestino’ contou com a participação de representantes de diversas religiões.

“O número de palestinos mortos já chega a 20 mil. Os Estados Unidos, aliado de Israel, tem questionado os ataques indiscriminados que matam civis palestinos diariamente. Não é uma guerra contra o Hamas e o terrorismo, mas sim o genocídio, uma limpeza étnica de Israel contra o povo palestino. Isso tem que acabar”, disse o professor Francisco Pereira, integrante do Comitê Baiano em Solidariedade ao Povo Palestino e militante do PSTU.

Cessar-fogo
Os discursos no ato público pontuaram a necessidade de um cessar-fogo imediato. Também, cobrou-se uma atitude mais forte do governo brasileiro com Israel.

“É preciso parar os bombardeios em Gaza. Várias países estão defendendo um cessar-fogo imediato. Isso tem que acontecer, caso contrário, o povo palestino vai ser dizimado por bombas ou pela fome. É preciso uma maior pressão internacional contra Israel. O governo brasileiro precisa ser mais enérgico e romper as relações com Israel. Caso contrário, vai se tornar cúmplice desse genocídio”, cobrou Matheus Araújo, ativista da Central Sindical e Popular (CSP) – Conlutas.

Entre um discurso e outro, os manifestantes recitaram poesias e realizaram intervenções artísticas.

O Comitê Baiano em Solidariedade ao Povo Palestino seguirá com as atividades após os festejos de fim de ano. De acordo com representantes do Comitê, serão atividades mais culturais, aproveitando as festas populares do verão.

Deixe seu comentário

guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Últimas