Rádio Peão: A Correria

Aline Peixoto conselheira TCM

Compartilhe essa notícia!

Embalado pelo 8 de março e ao lado de quem leva à sério a data, resultado de lutas históricas coletivas de mulheres, Juca Aleixo retorna com broche de rosa para narrar os contornos da epopeia para inclusão da primeira mulher no TCM.

Recorde

A primeira mulher da história a ingressar no TCM foi também a que mais rápido conseguiu ir da aprovação à posse. Em menos de 12 horas a enfermeira teve sua indicação aprovada em plenário, foi exonerada do cargo que ela e o governo fez questão de omitir, publicada em diário oficial e oficializada pela corte de contas. O negócio foi tão rápido que as deputadas que acompanharam a moça, coitadadas, não tiveram tempo nem de ir em casa trocar de roupa. O que vale é o simbolismo da data, afinal, dia da mulher só se comemora uma vez no ano. Há quem diga que a velocidade máxima foi para eventuais decisões da justiça para impedir a moça de tomar posse, mas isso é coisa de machista…

Fim de festa

E na Correria para empossar a moça acabaram até esquecendo do coquetel que estava sendo preparado na ALBA e o regabofe teve que ser cancelado. Coube ao líder do Governo explicar que a moça não compareceria e a justificativa: respeito ao candidato derrotado… é brincadeira um negócio desse?!

A Correria

A primeira-dama fugiu mais da imprensa do que do diabo na cruz. Sabe lá Deus do que tinha medo de ser questionada… Fato é que ela também fez por merecer o apelido do marido, Correria… Bom lembrar que o ‘silêncio’ ou ‘falo na volta’ foi também característico do marido diante de temas espinhosos desde enquanto era governador:

Cadê o Correria?

Chamou atenção a ausência do Correria na posse e na primeira sessão da esposa. Sua ausência antes do martelo batido era até compreensível, a questão é explicar por que sumiu depois. Aí dá margem para a turma da maldade ficar ventilando históricas como a de que após a separação, acabam-se as fotos juntos.

Dilmo

E o Correria tá mesmo com moral com o Amigo. Nem o desgaste nacional provocado pelo movimento para empurrar sua esposa ao TCM passando por cima de tudo e de todos prejudicou sua boa imagem, o que só prova que o movimento teve sim a leniência do Amigo, que também é muito chegado no patrimonialismo. Com a moral com o Amigo nas nuvens, muitos acreditam que o Correria irá trocar o apelido baiano e passará a se identificar como Dilmo, já de olho na sucessão.

Traição lá

Tom Araújo esperava ter ao menos quatro votos no governo, de gente que foram até ele chancelar apoio por não aceitar o trator do governador para empurrar a mulher do ministro no TCM. Ocorre que nas 48h que antecederam ao pleito alguns reajustes contratuais em favor de determinados deputados foram realizados. A medida silenciosa é citada por alguns como explicação para ausência dos quatros votos, já que na conta de Tom era 26, mas na da urna deu 19…

Traição cá

Além de não contar com os quatro votos de parlamentares governistas, Tom também sofreu baixa nos 22 declaradamente oposicionistas. Três deputados ou deixaram de votar ou foram de Aline. A relação dos reajustes também alcança o lado de cá…

É o Brasil

As frases emblemáticas ditas pelo presidente da Casa após a sessão ao ser questionado se achava moral a indicação da mulher do ministro para o TCM deveriam entrar para os anais da Casa, principalmente a: “No Brasil é assim, nem sempre é o currículo que é levado em conta”. É o retrato da república do patrimonialismo, compadrio e da política de mando.

Mudança?

A turma dos vermelhos andam ponderando a validade de manter o líder da ALBA no comando da bancada por mais um governo. Há muita gente que o culpa pelos desgastes extra-Aline criados, a exemplo do ataque a um jornalista de um veículo nacional. Sondagens estão sendo feitas com os mídias para ver se ele está de fato com o filme queimado com a imprensa, o que poderá resultar mais na frente na queima do filme do Professor. Será quem vem mudanças por aí?

Exemplo da tribo

Se entre os civilizados o que pesa mesmo são os laços familiares, com a turma da aldeia a situação é outra. A declaração da irmã do Professor de que não será candidata a prefeita só reafirma que pelo lado do atual governador há uma clara separação entre família e estado. A torcida é que a força do poder não sobreponha o paradigma.

Apoio velado?

Após receber um abraço acalourado durante entrevista, o vereador de Salvador prometeu utilizar o trecho do vídeo para vender na praça que tem o apoio do governador da Bahia ao seu plano de ser prefeito de Salvador:

Amigos?

BR largou o sorrizão após uma reunião com Amigo. No dia seguinte foi a vez de se reunir com o vice e o sorriso não foi mais o mesmo, será que foi culpa do fotógrafo ou na primeira reunião as notícias foram melhores? A turma vermelha tá de olho:

Patinação artística

As notícias que chegam de Brasília é que o governo do Amigo está qual patinação artística, para sociedade a imagem é que está indo de vento em pompa quando na verdade a realidade é de um governo paralisado que corre sério risco de ser mais um a prometer e não entregar uma reforma tributária. Após o fim do Orçamento Secreto, os nobres parlamentares querem compensação no mínimo à altura… até agora, nada.

Vai animar

Para quem pensou que o primeiro semestre do ano que antecede ao pleito municipal seria de marasmo na Câmara de Salvador está enganado. Só nesta semana nas comissões foi questionamento contra plano de Saúde da Prefeitura-Câmara, discussão sobre eventuais sanções contra supermercado de um candidato a prefeito… E nesta segunda têm vetos para serem votados e, segundo fontes da Casa, alguns derrubados… O prefeito que lute.

Encontro de titãns

O primeiro encontro público do Galego e do Correria na Bahia, no pós-TCM, já tem data para ocorrer: será na posse da UPB, na próxima segunda-feira (13). O evento será uma ótima oportunidade para imprensa confirmar se o tensionamento entre eles é real ou emulado.

Quem são:

Amigo: Lula

Correria: Rui Costa

BR: Bruno Reis

Professor: Jerônimo Rodrigues

Galego: Jaques Wagner

Deixe seu comentário

guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Últimas