Apesar do falatório e de toda detratação, Juca Aleixo volta à cena, que não é a do crime, de pena nova e de papel machê para relatar toda peripécias dos políticos baianos e celebra que, além da favela, o Centrão venceu!
O Centrão venceu!
A turma do Lira foi a bancada que mais cresceu de uma eleição para outra. Antes restrita aos federais do partido do ex-Prefeito – sem o seu consentimento, é claro -, agora abarca toda bancada da Bahia. Não bastasse o constrangimento óbvio e gritante da turma da esquerda que acusou o Taturana de ter mantido o Capitão no poder enquanto ele atentava contra saúde e Orçamento público, a turma vermelha tenta justificar dizendo que é o apoio é um ato de sacrifício em prol do Amigo, que após experiência do tempo em cana, já deveria ter aprendido construir uma base pelas parcerias firmadas na carceragem da PF. Os mais ideológicos dizem que a foto é a prova de que a tão combativa esquerda baiana morreu, mas nós preferimos deixar o choro ideológico de lado e declarar que a imagem é prova cabal que o Centrão venceu!
Substituição
Dizem que o retorno do ex-secretário do ex-Ministro para Saúde de BR deixou um certo vereador indignado. A vaga ocupada pelo bolsonarista, responsável pelos contratos da pasta, pertencia a sua indicada. Ocorre que depois que veio à tona informação de que o parlamentar estava metido em um rolo de um certo hospital, a manutenção da menina se tornou inviável e a retirada, pensada lá atrás, foi executada sob esse argumento, para alguns irrefutável. Dizem que o parlamentar em questão dará um resposta logo-logo…
Vai radicalizar?
O PSOL chegou ao poder da Oposição e muita gente se questiona como será a condução feita pela mandata. Há quem diga que vai fazer muito barulho para nada, com discursos estéticos para alimentar a militância; já outros pensam que pode a moça poderá trazer problemas caso ouça gente do partido e resolva radicalizar e focar na exposição das entranhas da gestão de BR. Em ano de véspera de eleição cabe o alerta, desconfie de tudo, todo cuidado é pouco.
Calma, doutor!
E não é que o Doutor de Ruy Barbosa perdeu a paciência e foi para cima do prefeito de Itaberaba? Em entrevista a uma rádio nesta semana ele bradou “Ele colocou política dentro do processo de abertura do hospital. Foram 10 meses [de hospital fechado], prefeito; não foram seis meses não… Você [Ricardo Mascarenhas] está mentindo. Você é mentiroso”.
Doce como Mel
Dizem que um certo bonachão da política, que já foi cão de guarda do prefeito mais odiado da capital enquanto era vereador, e que já há um tempo se enveredou a ser gestor de partido, enrolou um certo empresário de peso. Dizem que o rapaz, que investiu pesado na sua eleição para federal, não quer ver o cara nem pintado de ouro. Há suspeita de que o generoso valor cedido foi usado para fins particulares, apesar da promessa reiterada pelo bonachã de lotar o partido de gente com voto.
Figurantes
Dizem que a Dama de Ferro chegou fazendo a limpa na Saúde. A turma da zona de influência do Amigo de Neto foi toda enviada para fábrica de multa e os que ficaram dizem que estão como figurante, quem não voou ficou sem ter o que fazer.
Outro ninho
Dizem que um certo vereador de Salvador já mandou avisar a BR que não vai sair do partido onde se encontra, apesar do cacique da sigla, que se divide entre Brasília e Salvador, já ter mandado ele ir procurar outro ninho para disputar eleição do próximo ano. O rapaz deixou claro que se não tiver garantido sua vaga, ele vai mudar de líder. E dizem que BR não aguenta ouvir falar do líder em questão…
Ganhou mas não levou
Dizem que a turma do Partido dos Bispos andam retados com BR. As duas pastas entregues foram cedidas com ressalvas. Dizem que o Sundae anda espalhando que a Seman ficará sem a Diretoria de Serviço, que será realocada na Prefeitura-Bairro. E olha que a turma da fé já andava se queixava por não ter a Sucop, imagina como está o ânimo agora…
Sem dizer amém
Dizem que o Bispo do Consumidor já mandou avisa que o partido não vai abrir mão da Diretoria de Serviços, cujas responsabilidades vai de asfalto à limpezas de canal. O problema é que o Sundae, que é da boy band do ex-Prefeito, já avisou para toda Salvador que a pasta será dele. A pergunta é uma só, quem leva?
Estranhos na Selva
Dizem que Leãozinho assumiu o comando da pasta de direito, mas não ainda de fato. Isso porque dois prepostos da Dama de Ferro continuam a dar as cartas por lá. Um manda nos contratos e o outro nos tercerizados.
Sem unidade
Dizem que a turma do PP na Câmara ficou chateada ao ficar sem uma secretaria para chamar de sua. Ao procurar BR, ouviram que ele vai tratar individualmente com cada. É a arte da guerra, dividir para conquistar.
Coronel vermelho?
A política baiana é mesmo uma caixa de surpresa. Quem diria que Coronel iria fiar sua palavra em defesa do Correria antevendo o movimento que será feito pela turma do Sul-Sudeste para tirá-lo da sucessão do Amigo? Antes mesmo da Turma do Amigo na Bahia defender o nome do Correia para presidente, ele já se manifestou; será que foi por isso a reação interna? Dizem que o Correria não é bem quisto no partido, a galera gosta mesmo do Galego bon-vivant:
Quem são:
Taturana: Arthur Lira
Amigo: Lula
Turma do Amigo: PT
Ex-prefeito: ACM Neto
Ex-ministro: João Roma
BR: Bruno Reis
Doutor de Ruy Barbosa: Otto Alencar
Dama de Ferro: Ana Paula
Amigo de Neto: Léo Prates
Partido do Bispos: Republicanos
Bispo do Consumidor: Márcio Marinho
Correria: Rui Costa
Galego: Jaques Wagner



