Na última coluna do ano, Juca Aleixo vestiu-se de amarelo e escolheu uma pena branca para simbolizar o desejo por dinheiro em 2023, para pagar os advogados, e a para selar a paz após um ano de muito quebra pau na política: o amor venceu?
Homem do ano
Se tem alguém que pode ser apelidado de homem do ano na política baiana é o Galego. Pressionado pelo Partido do Amigo, obrigou o Correia a ficar na cadeira costurando acordo para um ministério ou blindagem em caso de derrota do Amigo. Botou Leão para fora, mas na mesma toada trouxe o partido dos Gordinhos com o líder para eleição kamikaze ao lado do professor que acabou dando certo; fez também o Gordinho Feliz voltar a gostar de política. Foi ele também que resolveu o imbróglio da Câmara Municipal de Salvador, articulando diretamente com os patrióticos ministros da corte mais alta do país, que, despidos de qualquer interesse, atuam sempre em favor da justiça e com humildade, prova disso é que estão sempre prontos para reconhecer decisões equivocadas. Emplacou secretários na gestão Jerônimo, que vão do seu ascom ao enteado. Há quem diga que o Correria poderá suceder o Amigo, mas está mais que evidente que isso só ocorrerá se o Galego não quiser…
Ano para esquecer
Esse é sem dúvida um ano para o ex-prefeito esquecer. Virou de 2021 para 2022 governador da Bahia e agora vira de 2022 para 2023 cotado para o comando de Fundação de Partido. E o pior é que já tem gente fazendo trocadilho com o nome da Fundação índigo, que significa “forte tonalidade de azul, semelhante ao azul-violeta”, dizendo se tratar da Fundação Indigno.. Para piorar, a fundação tem como um de seus pilares “o preparo de novos líderes políticos”; tem gente dizendo que o ex-Prefeito usará o cargo para fazer uma reciclagem… Será? Piadas à parte, parece que há motivos mais do que de sobra para ele não aceitar o cargo. É sem dúvida um ano para esquecer…
Autoestima
BR anda com a autoestima lá em cima, ao contrário do amigo, não chefe, dele. Em entrevista neste semana ele explicou os motivos de em menos de dois anos de gestão ter sido o melhor prefeito da história da cidade: “Meus números são infinitamente superiores a Neto a Imbassahy. Imbassahy fez 737 escadarias drenantes em 8 anos, eu já fiz 853″; parâmetro é mesmo uma coisa subjetiva… Todo mundo gostaria de ter a autestima de BR.
Autonomia zero
E o novo Federal da SSP, hein? Já chegou cometendo sincericídio. Dizer que a manutenção dos comandantes das forças foi uma decisão da qual não teve o seu dedo é a prova de que o Professor vai ter o melhor e o pior dos dois governadores que passaram pelo Palácio de Ondina de 2006 para cá. Torcer para o PF ter liberdade para planejar e enfrentar, sem enfrentar eventuais quebra de hierarquia. Não dá para tutelar uma pasta dessa por questões políticas ou de amizade ou de interesse de corporações com a explosão de violência que vive o estado. Se bem que a turma vermelha do estado já pratica há anos o negacionismo da violência, tal qual o Capitão praticou com a Covid.
Chupando dedo
O líder pode até ter ficado chupando o dedo nas secretarias, mas não ficou nas superintendências e nos cargos pomposos do governo. Dizem que para convencer o homem não foi fácil… Quem viu a cara do líder quando foi anunciado o novo Seplan, o SDE e a Sedur entendeu como é difícil abrir mão. Entretanto, o sonho de 2024 falou mais alto que o de 2023. Se vão cumprir tudo que prometeram a ele, aí é outra história, em se tratando do Partido do Amigo, “em 15 minutos tudo pode mudar”.
CPri da ALBA
Os nobres deputados estaduais da Bahia estão querendo propor mais uma CPI contra empresa privada. A experiência recente foi contra Coelba. Apesar do autor do requerimento conseguir recolher todas assinaturas, a turma resolveu não investigar os demandos da empresa por divergências de quem faria o que na comissão. Há quem diga que a CPI foi sabotada após reuniões secretas com emissários da empresa, mas a gente, por acreditar no melhor do ser-humano, não entra nessa. Agora é a vez da Chesf ser alvo. Há quem define essa nova tentativa como mais uma CPri da ALBA. Piadas à parte, o assunto é sério e será bom para Bahia se sair do papel. Reuniões com membros da empresa de economia mista só na comissão, deputados; faz favor.
Jabuti de engorda
A aliança ALBA e Governo está gerando os jabutis mais inusitados do país e trazendo à baila uma fragilidade dos parlamentares modernos: o pouco tempo dedicado para leitura da pauta. Agora convenhamos, alocar reajuste de imposto junto com PL que trata de motorista do governo é no mínimo inusitado… todavia genial; entretanto é de uma irregularidade colossal, misturar matéria tributária com segurança privada… Se essa moda pega, até projeto de compra de camisinha poderá resultar em um aumento de imposto. Cadê o MP e o judicário para ver isso? Ah, tão de recesso…
Mais um quase
Após quase ser presidente da Câmara dos Deputados, Bocão acumula agora mais um quase, dessa vez, ministro. Dizem que o Amigo, que é macaco velho na relação com o Centrão, viu que a turma ficaria satisfeita com o bom e velho tomá-lá da cá no varejo, sem a necessidade de ter um dos seus prepostos em cargo alto. A manutenção da Codevasf e de cargos estratégicos em estatais, que detém orçamento generosos, deixou a turma animada e matou qualquer chance de motim em defesa do federal de Campo Formoso. A ligação feita diretamente para o Amigo onde tentou barganhar o ministério usando a PEC da Transição liquidou todas as suas chances.
Vingança
Bocão não vai ficar por baixo. A sua ira é grande e já comunicou a aliados que vai para cima de projetos considerados meninas dos olhos do Amigo e também os que podem ajudar a turma da Bahia. A ideia é elevar o preço e prazo sempre que possível. Quem viver, verá.
Qual selva?
Dizem que Leãozinho está em uma encruzilhada para saber em qual selva vai habitar no ano que vem. De um lado uma proposta para integrar a equipe de lobistas do governo de São Paulo. O bom trânsito no Congresso é o diferencial que fez Tarcísio de Freitas se animar com o seu nome. De outro está a proposta para assumir uma pasta simbólica na gestão de BR. É decidir qual selva vai querer enfrentar…
Hora da retomada
A Máquina está decidida a dar uma rasteira em nos Leões e tomar de volta o controle do Partido Patrocinado. Dizem que o rapaz ainda guarda mágoa da aposentadoria do pai no TCM, a quem atribui como uma manobra de Leão para ficar com a vice. Chegou a hora do rotamada.
Fonte Nossa
Dizem que o acordo de da PMS com a CMS passa pela expectativa de projetos pomposos para o próximo ano. A exemplo da entrega da Fonte Nova para o Grupo City e do arrendamento para o setor imobiliário de parte do espaço do equipamento. A medida mata dois coelhos com uma cajadada: reduz a dívida que a Fonte Nova gera para o estado, como contrapartida por não atingir o percentual mínimo, e garante recursos para os cofres do espaço com a construção de novos empreendimentos na cidade. É o típico acordo que os parlamentares gostam de ajudar na construção, mesmo não tendo nenhum pedreiro ou escriturário…
Quem são:
Galego: Jaques Wagner
Partido do Amigo: PT
Amigo: Lula
Galego: Jaques Wagner
Bocão: Elmar Nascimento
Correria: Rui Costa
Ex-prefeito: ACM Neto
BR: Bruno Reis
Bocão: Elmar Nascimento
Gordinho Feliz: Geddel Vieira Lima
Leãozinho: Cacá Leão
A Máquina: Mário Negromente Júnior



