Apesar das ameaças e tentativas de silenciamento, Juca Aleixo, para tristeza de azuis e vermelhos e verde amarelos, volta para contar ao povo baiano, a quem serve, o que os seus eleitos e aptos para cargos eletivos andam aprontando.
Aceno do caos
O aceno feito pela dra. Cloroquina ao ex-Prefeito, durante entrevista a uma rádio, criou um verdadeiro pandemônio silencioso na base do candidato do UB. O motivo, a possibilidade da médica pró-tratamento precoce roubar votos de Leãozinho, que ainda não consegui dar uma arrancada, apesar do crescimento. Para sorte geral, o caos criado foi resolvido no dia seguinte, quando a médica, constrangida, declarou que está mesmo é com o Ministro.
É filho de quem?
A candidata dançarina se retou com o vereador pastor por causa da reforma em uma praça no bairro da Saramandaia. A moça questiona onde o pastor estava enquanto o mato e o esgoto crescia no local. A questão da paternidade da reforma só pode ser respondida por um órgão: Alô Desal, e aí, é filho de quem?
Maremoto
Dizem que em Itapetinga e região, bem como em Feira de Santana, locais onde o ex-prefeito acreditava que iria surfar, está para ocorrer um tsunami nas urnas. Em Itapetinga, o problema ficou por conta do coordenador, que prometeu demais e entregou de menos. Em Feira está por conta dos ressentidos, que até hoje não aceitam o que fizeram com o Cacique de Feira. É como dizem, traição não tem perdão, mesmo que o traído volte atrás. Voto é mesmo coisa que não dá para conjecturar.
Eleição racional
Após uma carreata chocha em Pau Brasil, menor do que a de muitos deputados no local, dizem que o Ex-Prefeito, visivelmente irritado, nem chegou a apertar a mão da prefeita, entrou no carro e se picou. Para alguns o ato foi de má educação, para outros, um gesto justo para quem prometeu demais e não entregou.
Problemas internos
Dizem que a equipe formada pelo ex-secretário Rubro Negro, que gere o operacional da campanha do ex-Prefeito, é formada integralmente pelos anti-Bruno. Gente que não aguenta ouvir falar no nome do prefeito, o que dirás atender aos pedidos de seus aliados. Parece que o problema lá de 2016, na sucessão, ainda não foi superado. O impacto na campanha é enorme, todavia, abafado pelo interesse maior.
Virada engatilhada
Dizem que o prefeito de uma grande cidade cortada por um rio está aguardando apenas a segurança da vitória do ex-Prefeito para deixar a base do governador e declarar apoio. Comedido, o rapaz que já caminhou com ACM Neto informou que apesar da mudança estar engatilhada, ela só vai ocorrer se tiver 100% de segurança. As conversas estão ocorrendo.
Metade
Dizem que o acordo do Ex-prefeito para partilha do governo com os partidos aliados será ao seu melhor estilo: pela metade. O pacto para as principais pastas é o partido aliado indicar o nome para comandar e ele o chefe de gabinete que vai gerir e fiscalizar. É a herança da política do olhos em todos os lugares.
Inauguração tardia ou reinauguração?
A gente sabe que um dia essa política de inauguração em massa iria saturar. Nesta semana BR foi inaugura uma praça no Horto Florestal, que, segundo um moradores, já estava pronta HÁ DOIS ANOS:
Diplomata
Dizem que o ex-Ministro, ao contrário do que muitos esperavam por apoiar o atual presidente, se tornou o diplomata da Bahia. Um dia se encontra com o Galego, no seguinte é elogiado pelos Vieira Lima. Há quem diga que roeu a corda do Capitão, já outros apontam que ele está mesmo é arrumando sua vida para quando o bolsonarismo se tornar passado. Há os que defendem que os encontros são pura cortesia e diplomacia.
Palanque duplo
Dizem que em Curaça, Cruz das Almas e Serrinha, apesar da ofensiva do ex-Prefeito, o palanque dos prefeitos lá é dividido com o Ministro. Dizem que o respeito e a gratidão que ocorreu nas três cidades faltou em dezenas.
Fake velha
Dizem que a turma do Amigo, para confundir os eleitores do ex-prefeito, andou espalhando por algumas cidades do interior que o número dele é 25 e não 44. A tática é velha e no passado não deu resultado. Será que a turma acha que agora vai colar?
Resistência
E não é que o ex-prefeito sentiu o golpe. Sua resistência em manter sua autodeclaração, cujo único motivo possível é o valor a mais no repasse do Fundão, ao qual nunca negou e muito menos confirmou, o coloca em uma situação quase que vexatória. Ele já reclamou do parâmetro científico do IBGE na TV e só essa semana gravou dois vídeos sobre o assunto, sendo que no último, chegou a mostra prova de sua “pardalidade”:
Justiça sem venda
A justiça da Bahia, que parece ter ficado sem venda por algum tempo deverá se alinhar nesta reta final da campanha. A operação tartaruga gerou uma bronca pública do presidente da Corte Eleitoral da Bahia em juízes já grandinhos e até em velhinhos. É uma vergonha que a tal da fidelidade canina, presente nesta terra desde o período da colônia, se mantenha até os dias atuais.
Segue o baile
Apesar de toda ofensiva do judiciário contra sua campanha, o ex-prefeito segue com o baile a todo vapor. Se o Líder achou que não teria um adversário à altura no quesito animação, ele se enganou:
Todo gato é pardo
“À noite todos os gatos são pardos”. A expressão popular ilustra bem o estágio da eleição da Bahia. O que foi gente que migrou de ‘cor’ após a polêmica toda não está no gibi. O fato é que não tem autodeclaração que vença o fenótipo, é só bater o olho que você sabe quem é pardo, branco e preto. A esperança é que a vergonha alheia de 2022 não ocorra em 2024 e muito menos em 2026.
Briga Gourmet
E não é que Calígula e o Ex-Capitalista resolveram acertar suas contas no braço. Quem acompanhou o conflito lamentou a má qualidade do espetáculo promovido pelos políticos velhos. Há quem diga que seria um duelo mais nobre se ambos falassem menos e resolvessem no braços suas diferenças. O pior é que sobrou para a cria do Dono da Linha Verde.
Salve-se quem puder
Há queixa geral de que os deputados, em sua grande maioria, pouco estão preocupados com os candidatos a governador, cada um cuidado de salvar sua pele, como sempre ocorre nas eleições. Aí por onde você passa é aberração, santinho de prefeito com quase uma dezena de deputados, candidato azul com santinho de candidato a governador vermelho, candidato vermelho com santinho de candidato a governador azul. E o salve-se quem puder.
Quem são:
BR: Bruno Reis
Ex-Prefeito: ACM Neto
Líder: Geraldo Júnior
Ministro: João Roma
Amigo: Lula
Capitão: Bolsonaro
Calígula: Marcelo Nilo
Ex-Capitalista: Félix Mendonça
Leãozinho: Cacá Leão
Dra. Cloroquina: Dra. Raíssa



