Para o azar dos figurões, Juca de Aleixo aparece mais um sexta-feira, com sua caneta de pena de ganso, para narrar os caminhos e descaminhos do poder na Bahia.
Caça aos Bolchevique
Um certo partido, auxiliar do PT desde o governo Lula, que em 2016 fez cruzada contra o ‘golpe’ e que atualmente se coloca como baluarte da democracia contra o governo federal, tem atuado de forma aversa a ela . Após saber que alguns parlamentares viraram a casaca para apoiar o candidato líder nas pesquisas ao governo da Bahia, a legenda, à esquerda, decidiu cortar na carne e mobilizar civis para dar entrada na justiça contra os seus próprios parlamentares. É a caça aos bolchevique, nos moldes do que foi feito na Rússia. Dizem que tem mais cabeças para rolar…
Secretaria errada?
A PF esteve em uma certa secretaria de uma grande cidade nesta semana. A surpresa foi grande, pois todos esperavam que fosse bater em outra secretária, onde teve um certo rolo com um tal saco preto abarrotado de grana cuja origem o povo baiano adoraria saber. Mas não foi apenas pelo saco que acharam que a PF bateu na porta errado, outro motivo seria o gestor da pasta, que quase saiu preso de um órgão muito utilizado no estado. Parece que o cidadão é o testa de ferro de advogado mais fomoso pelo conhecimento no poder judiciário do que pela qualidade das peças. A gente lembra que a PF não erra, se não chegou é porque ainda não foi a hora… Tic, tac….
Os líderes
Está chamando atenção e gerando questionamento o fato de dois vereadores, vices, estarem se encontrando mais com o prefeito que o chefe da bancada. Dizem que de tanto despachar com o prefeito para tratar dos imbróglios na Câmara, eles passaram a ser cotados para presidência da Casa. Abre o olho, chefe, essa marolinha pode virar tsunami em um piscar de olhos, e aí fica impossível surfar.
Os queridos ex
Dizem que o queridinho do prefeito para assumir o comando da Câmara em caso de vitória do ex-Prefeito é o ex-Sempre. Já o queridinho do Ex-prefeito é o ex-Secult. O ex-Secult, caso se eleja, sairá da disputa para o comando da Casa. Caso seja derrotado, ou assume o comando do Paço Municipal ou vira secretário.
Emulação
Há um debate de se BR tem ou não o controle da Câmara dos Vereadores. Um indício de que talvez não tenha é a permanência do resultado da eleição contestada e do próprio Líder no comando da Casa. Dizem que se tivesse 29, já teria vindo alguma denúncia para afastar o líder do comando.
Ato falho
A disputa de egos na campanha gerou uma paralisação da campanha do professor em Salvador, local chave para quem quer se eleger governador. Após uma paralisação na campanha com o afastamento de um dos coordenadores, o jeito foi dar o braço a torcer e trazer o cara de volta. É muito cacique sem tribo reclamando do que não consegue fazer igual, que dirás melhor…
Pinto no lixo
E o Líder anda animado, abraçou, beijou e sambou em Pau da Lima, periferia de Salvador. Já começou a correr nos bastidores conversas de que o Líder seria o vice mais popular e carismático da eleição. Queremos ver a princesa e a irmã no meio do povo para comparar e emitir um parecer mais técnico.
Qual artigo?
A discussão entre BR e o Ex-Sempre, após uma questão de ordem, fez surgiu um questionamento que há muito é feito na Casa: o conhecimento do Regimento Interno. A situação é tão crítica que, em que pese saber dos efeitos dos artigos, poucos são os vereadores que conhecem o Regimento. A maioria dos vereadores desconhecem artigos que tratam que coisas simples, como um questão de ordem, de quórum, número para CEI. O setor jurídico da Casa pode ajudar a resolver o problema com uma formação.
Confirmação automática
Tem é coisa acontecendo após o racha na Câmara Municipal de Salvador. Essa semana foi a vez do quórum fantasma. O Pastor ex-secretário se retou após ver que deram presença em seu nome na sessão sem que ele tenha sequer logado no sistema. O Líder, após apuração, disse que o equívoco se tratou de um erro de homônimo. É muita coisa estranha acontecendo ao mesmo tempo para confiar…
Falando grosso parte 1
O ex-Prefeito subiu o tom e prometeu dissolver toda cúpula da Segurança Pública de Rui Costa. Por mais estranho que seja, a fala caiu bem na tropa, é o que dizem os representantes. Há sempre uma desconfiança na tropa de que o alto comando só quer caviar e dar entrevista prometendo resposta que é o chão de fábrica que dá, para ficar com os louros. Enquanto o ex-prefeito fala grosso, o Correia fica pelo interior culpando os 1% dos CAC e os discursos do presidente pela violência. Aí fica fácil explicar porque o baiano tem medo de sair à noite…
Falando grosso parte 2
E BR também subiu o tom e voltou a deixar claro que é “pivete do Calabar”. Com BR não tem conversinha ao pé no ouvido ou no olhar, com ele é na base da capoeira. É por isso que ele é menos enganado do que a turma que cresceu no playgraund de luxo… com o pivete criado na rua a conversa é outra…
E o MDB?
E o Professor, coitado, sofre toda vez que tem que explicar como o PT esqueceu o ‘golpe’ e se abraçou com o MBD. Ao G1 ele declarou: “Geddel tá cuidado, o advogado dele vai dar uma resposta, é uma questão pessoal”.
Guerra de Titãs
Em Campo Formoso a eleição será bélica. A disputa por lá não é apenas de cargo, se eleger é a coisa menor nesta eleição. O objetivo é tirar votos do adversário, humilhar nas urnas, apagar a história no município. Essa eleição vai mostrar quem tem mais força, se um deputado federal líder de bancada ou o presidente da Assembleia Legislativa. Façam suas apostas!
Ataque em massa
E não é que nesta semana os sites auxiliares de um certo candidato, ex-gestor de uma grande cidade, teve seus canhões direcionados para cima do Ministro. Os ataques refutam a tese que ele anda espalhando, de que não se bate em cachorro morto… será que o cão abriu os olhos?
Quem são:
Líder: Geraldo Júnior
Professor: Jerônimo Rodrigues
Ex-Prefeito: ACM Neto
Ministro: João Roma
BR: Bruno Reis



