Rádio Peão: Os donos da Bahia

Compartilhe essa notícia!

Entre elogios e críticas, Juca de Aleixo volta com café na mesa e pena no tinteiro para narrar o que os políticos da Bahia andam fazendo nas horas vagas, que ocupa maior parte do dia dos nobres representantes.

Caça às bruxas

E não é que o ex-ministro tem sido impedido de falar em algumas rádios do interior. A informação que chega é que a ordem dada aos aliados do ex-Prefeito é que, para o rival, é microfone mudo. A situação é tão absurda que em um certa cidade do sudoeste chegaram a mandara o locutor ficar em casa, não ir trabalhar, para não ter entrevista. Pergunto: Medo ou vingança? Um pouco de tudo…

Máquina mortífera

Chegam notícias de que começou sedo o uso da máquina pública de Salvador para fins políticos. Um certo preposto do município, influente na secretaria das multas, deu um recado um vendedor ambulante histórico que atua em uma rua de um bairro nobre: ou vota no ex-chefe da turma ou perde o espaço onde tira o sustento da família. O conselho de Juca é para fotografar, filmar e levar o caso ao MP-BA-MPE e imprensa.

Vale Tudo

Essa sem dúvida será uma eleição histórica, a começar por ser a com maior prazo eleitoral até aqui. Como se já não bastasse os cartazes e pedidos de voto, agora já tem também divulgação do número do candidato na pré-campanha. Todo mundo vê o que está acontecendo, menos o MPE:

Vale tudo parte 2

Falando em vale tudo, o ex-Prefeito denunciou estar sendo alvo de revanchismo da quadrilha que combateu em Salvador. O povo baiano quer saber quem são os quadrilheiros e se os mesmos receberam ou não da justiça o que convém aos seus atos. Dá nomes, amigo!

Sinal vermelho

A turma do Professor anda assustada com a estagnação do candidato. E para reverter o quadro, sem antes colocar a culpa da paralisação nos atuais coordenadores que acham que vivem na Grécia antiga, fizeram um movimento para trazer do governos os quadros com mais traquejo políticos e, alguns, com especialidade na condução dos negócios oriundos da política. O sinal vermelho ascendeu mais cedo que o esperado.

Faz por ti que te ajudarei

O ditado antigo, que alguns acham até que está na Bíblia, virou o lema das conversas de gestores com o Correria. Com a fé cega de que fará o sucessor, o governador tem dito aos prefeitos para colocaram a mão na massa e tocarem obra ou projeto que o dinheiro não vai faltar antes do término do ano fiscal. Muitos prefeitos se jogaram, confiando, já outros não quiseram nem sabe de promessas e já deram o ultimato: ou paga o que deve ou viram a casaca. Não tem esse negócio de faz por ti que te ajudarei certo.

Exército

E na esteira da polêmica dos convênios, o exército do ex-Prefeito tem crescido silenciosamente. Estima-se que hoje o número chegue próximos aos duzentos, e a expectativa é que até o dia da convenção ele já tenha a metade dos gestores da Bahia ao seu lado. Ele não terá apenas a metade, terá ao seu lado os gestores dos maiores municípios, esse é um fato que chama atenção.

Troca suja

Dizem que um certo rei da reciclagem, que domina o setor na Bahia junto com os filhos de um certo ex-mandatário, atuou para adquirir o controle de um certo partido. De posse do bem, ele tem usado como moeda de troca para conseguir contratos frondosos na área em todo país. É a troca suja.

Tiro pela culatra

Dizem que os petistas cometeram um erro de análise ao mirar o amigo do ex-Prefeito na denúncia levada ao MP. A avaliação no lado azul é de que será difícil estabelecer um nexo causal que prove algo que possa comprometer o político e o empresário; ao contrário do que ocorreria se mirasse o homem da limpeza, que segundo gente azul poderia gerar muita dor de cabeça.

Ou vai ou racha

Se Calígula não for o vice, sua vida política poderá ser encerrada em 2022, ou ao menos ter a maior parada desde o início dela. A indecisão esperando a vaga de vice fez com que sua base migrar para outros, e o que ficou não dá para ter uma cadeira em Brasília, no máximo na ALBA, e olhe lá.

Petistas vão chorar

A candidatura do Mimado e da irmã do candidato vai deixar muitos petistas chorando. Apesar de ter saído da Sesab, seus tentáculos não saiu de lá e continua operando em seu favor. O problema é que sua eleição poderá ser às custas dos votos que poderia manter petistas históricos, inclusive o seu colega de profissão. Já a irmã do candidato, herdando espólio do agora TCM, deverá deixar alguém do time do Amigo de fora no abrir das urnas.

Acomodação

Dizem que o ex-Prefeito pensa em acomodar o Cacique de Feira no cargo mais alto da ALBA no próximo ano. A proposta é para que ele se eleja deputado estadual, em troca de fazê-lo presidente da Casa. O problema é que tem outros azuis que sonham com o cargo, inclusive o líder do bloco. Quem pode manda, quem tem juízo obedece.

Visão própria

O Amigo esteve com os deputados do seu partido hora antes da votação da PEC dos Auxílios, que é uma tentativa Kamikaze do Capitão, às custas da integridade fiscal do país, de se reeleger. No papo, ele deixou claro que era para todo mundo votar e favor. Depois de aprovada, caberia aos petistas desconstruir o texto, vendendo para população que os benefícios não são permanentes, mas que vão durar tão somente até o fim do ano. Caso queiram para sempre, devem votar no Amigo.

Diálogo para ganhar tempo

E o Partido do Amigo, hein? Enrolou o partido da Relva e os Comunistas até quando deu. Desde o início eles já estavam de olho na vaga, principalmente por ser do parlamentar já avançado em idade. Essa é a vaga mais desejada, seja em Brasília, na Bahia, ou em Salvador.

Ainda no cargo

O ex-ministro, que tanto critica o ex-Prefeito pelo aparelhamento da máquina pública de Salvador, continua com seus tentáculos no ministério em Brasília. De lá ele alinha acordos e favorece aliados, reduzindo aporte para opositores, nos moldes do que tanto critica. É a boa e velha política do macaco.

Quem são:

Correria: Rui Costa

Ex-Prefeito: ACM Neto

Ex-Ministro: João Roma

Capitão: Jair Bolsonaro

Amigo: Lula

Mimado: Fabio Vilas-Boas

Partido do Amigo: PT

Cacique de Feira: Zé Ronaldo

Calígula: Marcelo Nilo

Deixe seu comentário

guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Últimas