A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) realizou, na manhã desta sexta-feira (11), uma sessão solene para a entrega do título de cidadão baiano ao produtor rural Odacil Ranzi, ex-presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), uma das mais importantes entidades representativas do agronegócio no país. O autor da homenagem foi o deputado estadual Eduardo Salles (PP).
A sessão foi marcada por emoção e reconhecimento, reunindo deputados estaduais e federais, autoridades estaduais, lideranças do agronegócio, representantes de entidades do setor produtivo, amigos e familiares do homenageado. Entre os participantes estavam o ex-governador Paulo Souto, o deputado federal João Leão (PP) e os deputados estaduais Antonio Henrique Jr (PP) e Paulo Câmara (PSDB). O título foi entregue ao homenageado pelas mãos da esposa Ediana, das filhas Ana Carolina, Vanessa e Lívia e dos netos.
Em seu discurso, Odacil Ranzi, emocionado, agradeceu pelo reconhecimento e relembrou sua trajetória na Bahia. “Receber o título de cidadão baiano é uma emoção que transborda o reconhecimento público — é um gesto de afeto, de pertencimento e, acima de tudo, de gratidão. A Bahia me proporcionou não apenas uma terra fértil para produzir, mas também um solo fértil de amizades, parcerias e memórias que levo comigo com carinho e respeito”, declarou.
Ele também fez questão de agradecer ao deputado Eduardo Salles pela iniciativa e aos seus familiares, que estiveram presentes na cerimônia. “Minha gratidão também se volta, com um carinho ainda mais profundo, para minha família. Aos meus três irmãos, minha esposa, minhas filhas e meus netos — vocês são o alicerce de tudo o que construí e a razão maior de cada conquista. Essa homenagem também é de vocês”, disse.
Com décadas de atuação no Oeste baiano, Odacil destacou ainda o orgulho de fazer parte do agronegócio da Bahia, setor que tem impulsionado o desenvolvimento regional com geração de empregos, renda e inovação. “A Bahia me acolheu como um filho, e hoje, com orgulho, posso dizer que sou oficialmente cidadão deste Estado que tanto admiro. Sigo com o mesmo entusiasmo e responsabilidade de sempre, contribuindo para o crescimento do nosso campo, valorizando a nossa gente e acreditando no futuro que juntos estamos construindo”, completou.
Eduardo Salles destacou o impacto do comprometimento de Ranzi no segmento agro da Bahia, e a transformação social viabilizada pelo trabalho incansável do homenageado. Ele ressaltou o histórico do ex-presidente da AIBA e a participação dele no desenvolvimento do setor agropecuário baiano e do Oeste do Estado.
“Odacil Ranzi foi durante esses anos como presidente da AIBA um baluarte para que a gente pudesse estudar um grande aquífero, um grande rio subterrâneo no Oeste, que é o aquífero Urucuia. Esse aquífero está ali, muitas vezes subutilizado por que nós poderíamos ter uma área irrigada muito maior. À época, Odacil permitiu que fossem feitos estudos, juntamente com universidades, para sabermos quanto de água tem naquele subsolo, para que a gente possa ampliar. Nosso sonho é que a gente saia de 300 mil hectares irrigados no Oeste para um milhão de hectares, e com a condição de sustentabilidade”, contou Salles.
História e legado – Natural de Espumoso, no Rio Grande do Sul, Odacil Ranzi construiu, na Bahia, uma das trajetórias mais relevantes do agronegócio no país. Economista formado pela Universidade de Passo Fundo, com formação técnica em contabilidade, Odacil migrou para o Oeste baiano.
Empresário atuante em diversas áreas, foi sócio-proprietário de empresas ligadas à agricultura, comércio e distribuição. Também teve papel ativo no associativismo e no fortalecimento institucional do agronegócio baiano. Ao longo das últimas décadas, ocupou funções estratégicas em entidades representativas do setor, como a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA) — da qual foi presidente entre 2021 e 2022, sendo reeleito para o biênio 2023-2024 — e a Cooperfarms, onde atuou como presidente e vice-presidente.
Ele também fez parte dos conselhos da ABAPA, CCAB Participações, do Sindicato Rural e de diversos fóruns consultivos. Foi diretor do Departamento de Agro da Câmara do Comércio Brasil-Portugal e vice-presidente da CCAB Participações, sempre contribuindo para o diálogo entre o setor produtivo e os poderes públicos.
Odacil também se destacou por sua atuação comunitária e social. Foi tesoureiro da APAE em Barreiras, membro ativo da Igreja Católica, com participação no Encontro de Casais com Cristo (ECC), e efetivo da Benemérita Loja Maçônica Fraternidade Barreirense Número 44. Na política, chegou a ser candidato a vice-prefeito de Luís Eduardo Magalhães em 2008 e em 2016.
Reconhecido como uma das 100 personalidades que contribuíram para o crescimento de Barreiras no centenário do município, recebeu homenagens do Exército Brasileiro e foi agraciado com o título de Cidadão Barreirense em 2011.
Fotos: Divulgação