O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), defendeu, durante coletiva virtual na manhã desta quarta-feira (14), que estados e municípios sejam incluídos na CPI da Covid. Entretanto, ele questionou qual é o interesse da instalação da comissão parlamentar no atual momento da pandemia, de um boom de novos casos do novo coronavírus, de UTIs lotadas e de falta de insumos para intubação.
“Todos nós devemos e estamos suscetíveis à apuração dos órgãos de controle, dos órgãos fiscalizadores, dos tribunais e do Ministério Público. Graças a Deus, em Salvador, durante toda pandemia, tivemos uma preocupação desde início e não temos um incidente que gere receio de apuração; pelo contrário, estamos e iremos fornecer todas as informações. Tivemos orgulho de colocar recursos próprios e expressivos”, destacou Reis.
A CPI da Covid-19 foi instalada na noite da última terça-feira (13), para apurar eventuais irregularidades e omissões na condução da pandemia pelo governo federal. Foi apensado ao texto um pedido de inclusão na investigação de prefeitos e governadores, que tenham recebido recursos da União, e utilizado de forma irregular ou temerária.
O chefe do executivo da capital da Bahia avalia que é preciso questionar qual é a “conveniência” e a “oportunidade” da instalação de uma CPI em um período de agravamento da pandemia do novo coronavírus no Brasil.
“Talvez isso é que deva ser questionado; apurar não, todos estão sujeitos ao regramento. É conveniente e oportuno o momento? Será que o Congresso não poderia estar gastando energia para pandemia e, passada essa crise, no segundo semestre, quando tivermos imunizado boa parte da população, conseguido mais doses, apurarmos as irregularidades”, avaliou Bruno Reis.
O gestor criticou o Congresso Nacional por estar “desconexo da realidade” do país: “estamos enfrentando uma pandemia e eles discutindo imunidade parlamentar. Acaba que os fatos estão pautando o Congresso”.
Leia também:
Pacheco determina instalação da CPI Covid, mas não dá prazo
STF marca para quarta-feira a análise em plenário da CPI da Covid
Ex-vice líder de Bolsonaro, Chico Rodrigues manifesta apoia à CPI Covid
Decisão de Barroso sobre abertura da CPI Covid-19 do Senado teve aval de outros ministros do STF
Pacheco considera “inapropriada” CPI da covid-19, ordenada pelo STF
Barroso determina instalação de CPI da Covid-19 pelo Senado Federal