De acordo com uma pesquisa que foi realizada instituto Real Time Big Data e divulgada nesta quinta-feira (12), o ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Rui Costa (PT), está liderando as intenções de voto na eleição para o Senado da Bahia.
O auxiliar do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece à frente dos demais pré-candidatos em dois cenários estimulados, quando é apresentada uma lista de possíveis candidatos aos eleitores.
No primeiro cenário, Rui Costa aparece com 27% das intenções de voto. Em seguida, aparecem os senadores Jaques Wagner (PT), com 21%, e Angelo Coronel (PSD), com 21%, empatados na 2° colocação. Coronel cresceu desde a última Real Time, onde figurava com menos de 10 pontos. A medida pode ser explicada pelo movimento de prefeitos e vereadores em apoio, após ele ser impedido de concorrer à reeleição pelo PSD. Coronel focou seus 7 anos de mandato em atender diretamente aos municípios, injetando recursos de suas emendas de forma direta. O apoio a ACM Neto na disputa ao Governo também explica o crescimento nas intenções de voto.
O presidente do PL na Bahia e ex-ministro da Cidadania, João Roma, aparece com 14% das intenções de voto. Brancos e nulos somam 11% e não sabe ou não responderam são 9%.
Já no segundo cenário estimulado pelo instituto, o nome do ex-deputado federal e ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Aroldo Cedraz, aparece no lugar de João Roma. Nessa simulação, Rui Costa também lidera a disputa com 26%. Na sequência aparecem Jaques Wagner, com 20%; Angelo Coronel, com 19%; e Cedraz, com 11%. Brancos e nulos somam 12% e não sabe ou não responderam são 12%.
O instituto entrevistou 2.000 pessoas entre os 10 e 11 de março. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BA-08855/2026.



