LOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVG
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Política
    • Saúde
    • Justiça
    • Bahia
    • Brasil
    • Cultura
    • Papo OFF
    • Especiais
    • Rádio Peão
    • Últimas
    • Envie sua notícia

    Deputado Robinson culpa ACM Neto e Bruno Reis por Salvador figurar entre as piores capitais em qualidade de vida: “botaram nossa capital nos piores pódios”

    • Home
    • Últimas notícias
    • Bahia
    • Deputado Robinson culpa ACM Neto e Bruno Reis por Salvador figurar entre as piores capitais em qualidade de vida: “botaram nossa capital nos piores pódios”
    PorRaul Aguilar em30 de maio de 2025
    Robinson

    Foto: Divulgação

    Share on WhatsAppShare on X (Twitter)Share on FacebookShare on TelegramShare on Email

    Salvador é a 4ª pior cidade em qualidade de vida entre capitais brasileiras e a segunda pior do Nordeste. Pesquisa do IPS foi divulgada no Jornal Nacional

    A divulgação do índice IPS 2025 — Indicador de Progresso Social —, que mede a qualidade de vida nas cidades brasileiras, acendeu o alerta sobre a grave situação social de Salvador. A capital baiana ficou em 24º lugar entre as 27 capitais brasileiras, superando apenas Maceió, Macapá e Porto Velho. Além de ser considerada a quarta pior capital em qualidade de vida no Brasil, Salvador também se tornou a segunda pior para se viver no Nordeste. O dado provocou reação do deputado estadual Robinson Almeida (PT), que responsabilizou as gestões do ex-prefeito ACM Neto e do atual prefeito Bruno Reis, ambos do União Brasil, pelo cenário classificado como “trágico” e “reflexo de uma cidade abandonada”.

    Para o parlamentar, os números expõem o colapso de políticas públicas fundamentais e consolidam uma trajetória de retrocesso iniciada ainda na primeira gestão de ACM Neto. No início do mês, Salvador também apareceu apenas na 7ª posição no ranking de desenvolvimento socioeconômico da Bahia, segundo pesquisa elaborada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). A capital ficou atrás de cidades como Luis Eduardo Magalhães, Irecê e Mata de São João.

    “É o retrato de uma cidade sob comando da propaganda, mas que no cotidiano real amarga desemprego, desigualdade, deficiências e precarização de serviços públicos importantes à qualidade de vida, como mobilidade urbana, saúde e infraestrutura. ACM Neto e Bruno Reis conseguiram a façanha de consolidar Salvador no pódio da exclusão social e de todos indicadores negativos entre as capitais do Brasil”, afirmou Robinson Almeida.

    O índice IPS 2025, elaborado pela Social Progress Imperative, mede a qualidade de vida com base em critérios sociais e ambientais, e Salvador obteve 62,05 pontos, ficando na penúltima colocação entre as capitais do Nordeste — à frente apenas de Maceió. João Pessoa, na Paraíba, lidera na região com 67 pontos.

    Segundo o deputado, os sucessivos governos do União Brasil em Salvador negligenciaram áreas vitais para a população, como saúde, mobilidade urbana, educação infantil e sustentabilidade ambiental. O petista também criticou a alta carga tributária municipal, que, segundo ele, desestimula investimentos e agrava a crise social.

    “Como atrair empresas e gerar emprego se a gestão municipal sufoca o setor produtivo com impostos, não oferece infraestrutura mínima, nem atrativos? As pessoas passam horas em engarrafamentos na Paralela e em outras avenidas por falta de obras estruturantes, não há planejamento urbano, nem incentivo ao transporte público eficiente. Não há serviços públicos eficientes, não existe uma política de atração de investimentos, o resultado é Salvador como a capital do desemprego e agora também da má qualidade de vida”, criticou o parlamentar.

    A desigualdade social é apontada por Robinson Almeida como uma das marcas “mais perversas das gestões de ACM Neto e Bruno Reis”. O deputado destacou a ausência de políticas públicas inclusivas, o sucateamento dos serviços nos bairros mais pobres e a redução de áreas verdes, comprometendo ainda mais a qualidade de vida. Ele ainda lembra que não é a primeira vez que Salvador ocupa posições preocupantes em rankings nacionais. A cidade tem uma das maiores taxa de desemprego entre as capitais brasileiras, segundo o IBGE; é a segunda capital menos arborizada do Brasil; e lidera o ranking nacional de moradores em ruas sem calçadas. Também se destaca negativamente pela baixa cobertura da atenção básica em saúde, apresenta um déficit de mais de 20 mil vagas em creches públicas, registra aumento da população em situação de rua e da desnutrição infantil, com o pior índice entre as capitais brasileiras.

    “Salvador tem menos ônibus circulando, menos áreas verdes, graças a política da moto serra da dupla ACM Neto e Bruno Reis, menos creches e menos acesso à saúde para os que mais precisam. Eles são especialistas em maquiagem, mas a realidade é dura. As comunidades estão abandonadas, sem voz e sem vez. O resultado disso é esse: uma capital que não se desenvolve, só cresce na desigualdade e na exclusão, e que agora amarga mais um índice vergonhoso, pois tudo isso reflete na qualidade de vida da população”, concluiu Robinson Almeida.

    Raul Aguilar
    Raul Aguilar

    Veja também

    Prefeitura Salvador

    Foto: Divulgação

    13 de junho de 2025

    Prefeitura e Sindseps assinam acordo para fim da greve dos servidores municipais


    Quero ler
    13 de junho de 2025

    Sandro Régis mostra preocupação com decisão do DNIT de não abrir cancelas de pedágio no São João


    Quero ler
    13 de junho de 2025

    Bolsonaro volta criticar inquérito do Golpe do STF após revista Veja apontar contradições no depoimento de Mauro Cid


    Quero ler

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2025 OffNews - Por dentro da notícia na Bahia e no Brasil. Todos os direitos reservados.
    Usamos cookies para garantir melhor experiência em nosso site. Se você continuar a acessar nosso site, entenderemos que está de acordo.OkPolítica de Privacidade