A Rainha
Tem crescido nos bastidores do grupo do PT rumores de um movimento para convencer a primeira presidente da história da ALBA a aceitar a vice na chapa de 2026. Entretanto, conselheiros mais próximos têm ouvido que ela está com a cabeça em Brasília, em 2026, para realizar mais um sonho da família. Entre os pares o desejo uníssono é que ela continue onde está.
Corrida contra o tempo
Comenta-se que se há um consenso no grupo do PT e na alta cúpula do governo, é o que o filho do senador Otto Alencar, o deputado federal Otto Filho, deve ser o próximo conselheiro do Estado. A medida, além de agradar um aliado histórico, é um gesto que busca amarrar o PSD na base, diante da incerteza acerca de quais caminhos a nacional irá tomar.
Xadrez
Com a ida de Otto Alencar Filho para o tribunal de contas, o irmão do senador, deputado estadual Eduardo Alencar, deve herdar os votos e angariar uma cadeira em Brasília. Com a vacância na vaga de Eduardo na ALBA, comenta-se que a herdeira do senador deverá dar seus primeiros passos na política, em uma das 63 cadeiras.
A lista
Com a prioridade definida para o Tribunal de Contas, dois nomes despontam como favoritos para segunda e a terceira vaga, que devem ser abertas antes da eleição de 2026. Uma deve ir para o deputado federal do PT, suplente, para equacionar o dilema na atual eleição do PT; a outra deve ir para esposa do deputado federal do PP, para amarrá-lo na base através de uma indicação que em tese poderia passar sem o dedo da política.
O troco
E falando no federal do PT que deseja ser conselheiro, comenta-se que essa eleição do PT tem um gosto especial de vingança para ele. O movimento do passado, do federal padrinho do candidato, não foi esquecido e poderá se cobrado.
Sangue impuro
Apesar do discurso de unidade para fora, não há um consenso no PT sobre a chapa puro-sangue, para eleição de 2026. Apesar dos rumores de que o movimento atende a um pedido do próprio presidente da República, os parlamentares, principalmente os federais, estão com medo dos aliados questionarem a gula e cobrarem também a ampliação dos seus quadros e espaços, os fazendo sobrar.
Inclusão no balaio
Há quem defenda que a manutenção de Geraldo Júnior na vice para chapa de 2026 poderá ser incluída no balaio dos benefícios para manter o MDB na base de Lula. Apesar das garantias dadas pelo presidente estadual e pelos caciques baianos, paira o medo de que, com a federação com o Republicanos, a sigla possa seguir o caminho do PP e cair por gravidade no colo da Oposição.
Desconstrução
O núcleo pensante do governo tem estudado estratégias para reduzir o dano colateral causado pelas declarações no mínimo ácidas do governador. A avaliação interna é de que as importantes entregas e ações de governo tem sido sufocadas por declarações polêmicas e polêmicas vazias oriundas do próprio chefe do Executivo do Estado.
Preço da traição
A eleição para o diretório do PT em São Francisco do Conde, que já ganhou proporções astronômicas com direito a troca de farpas entre deputada federal e líder do Governo, é oriunda de um racha estimulado pelo vice da cidade, ex-petista. Especula-se que ele estaria ao lado do prefeito de Candeias, interessado nos votos da cidade, em um movimento para enfraquecer o estadual mais votado no município. Rumores apontam que a presidente do PSB prometeu enquadrar o quadro, que foi ajudado pelo próprio deputado que hoje ataca para se viabilizar como vice.
Cartada final
O presidente afastado da CBF decidiu recorrer ao STF pedindo a suspensão da eleição. Ednaldo pede também que o Supremo reconheça a ilegalidade da nomeação de Sarney como interventor, defendendo que o estatuto da entidade define que, em caso de afastamento do presidente, o cargo deve ser ocupado interinamente pelo dirigente mais antigo, que neste caso deve recair nas mãos de Hélio Menezes, um aliado de longas datas. O pedido está nas mãos de Gilmar Mendes, quem a um ano o manteve no cargo.
Presidente?
E na emoção da corrida, o funcionário do povo chamou o líder do Governo de “presidente”; correu logo nos bastidores do poder os rumores acerca da declaração, com uns garantindo que o comando seria do Vitória e outros da Câmara. A fala alimenta os rumores de que o prefeito teria um plano B para próxima eleição, na Casa e no Vitória.
Federal de casa
E falando da Casa, o presidente articula uma frente ampla entre os pares para eleger um federal de casa. A boa relação com os edis e o apoio do Super S deve colocar o garoto entre os mais votados na capital, podendo até mesmo ser o mais votado na eleição de 2026.
Pablo Escobar
O secretário dos trânsitos de Salvador, padrão Europa, tem ganhado a alcunha de Pablo Escobar pela forma como tem dado ordem e cobrado servidores de pastas alheias, sem consultar os mandatários dela.