O novo sistema rodoviário metropolitano está em fase de estudo e a previsão é lançar o edital para a sua renovação no primeiro trimestre de 2026, é o que revela o diretor da Agerba, Carlos Henrique de Azevedo Martins, durante entrevista na vistoria da obra da nova rodoviária de Salvador, que classifica como um marco importante para a mobilidade da região.
“A obra da rodoviária está sendo planejada para integrar os novos sistemas de transporte e oferecer uma infraestrutura moderna e eficiente para os usuários”, explicou o político.
Carlos Henrique também tratou da necessidade urgente de renovar a frota de ônibus metropolitanos, destacando que o sistema atual carece de veículos modernos e sustentáveis, o que representa um dos principais desafios. Ele explicou que o novo modelo de transporte está sendo desenvolvido com foco na sustentabilidade e na melhoria da qualidade do serviço prestado à população.
A proposta para a renovação da frota inclui a aquisição de ônibus elétricos com carbono zero e, em alguns casos, com tecnologia Euro 6, que emitem menos poluentes.
“A ideia a priori é investir em ônibus elétricos com carbono zero e parte com Euro 6 e ônibus com menos poluentes”, afirmou Carlos Henrique. Ele adiantou que a frota será adquirida pelo Estado e disponibilizada para as empresas através de um processo citatório, visando garantir um serviço mais eficiente e sustentável.
Por fim, Carlos Henrique destacou que a obra da rodoviária será integrada aos novos sistemas de mobilidade, como o metrô e o VLT. “Tudo indica que a frota deve ser operada em conjunto com os metropolitanos novos, elétricos, com o sistema de metrô, com o sistema VLT, tudo conectado aqui com o novo terminal rodoviário”, concluiu, reforçando que a modernização trará benefícios significativos para a população assim que estiver completamente implantada.