O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), revelou que a empresa responsável pela execução da ponte Salvador-Itaparica foi alterada em meio à repactuação do contrato, ao comentar sua expectativa para assinatura do contrato de repactuação aprovado pelo TCE até o final do mês e início do próximo.
Em entrevista à Rádio Sociedade, nesta segunda-feira (24), o governador revelou sua expectativa de assinar a repactuação até o aniversário de Salvador, dia 30, como presente para cidade.
No mês passado, o Tribunal de Contas da Bahia (TCE-BA) homologou o consenso entre o estado e o consórcio, alterando valores, contrapartidas, condições e prazos do contrato original assinado em 2020. A estimativa é de investimentos na casa dos R$ 11 bilhões no projeto.
A proposta de conciliação prevê a alteração da Taxa Interna de Retorno do projeto para 10,72% ao ano; a elevação do aporte público total para R$ 5,07 bilhões, na data-base de agosto de 2024; a alteração do valor da contraprestação anual para R$ 371 milhões, nos primeiros 10 anos de operação plena; e R$ 170 milhões, no período subsequente de operação plena (do ano 11 ao 29), valores na data-base de agosto de 2024.
“Eu estou muito otimista com essa situação. Quero agradecer que a TCE que nos ajudou bastante. Que se ficasse o interesse do governo do Estado e o interesse dos chineses, a gente não chegaria talvez a um consenso. É uma negociação de um projeto muito caro, muito grande, e padeceu muito esse projeto, como o do VLT, o da rodoviária, o projeto de infraestrutura, sofreram muito com a pandemia”, aponta Rodrigues.
“Eu entendo isso, mas difícil essa negociação. E o TCE chamou a responsabilidade Assim como nos ajudou bastante no VLT E nós conseguimos chegar um bom termo para podermos, as obras do VLT estão correndo, eu fui lá Em Hortolândia, visitei os trens e animou bastante” destacou o governador da Bahia.
“Então, com a ponte, o TCE ajudou bastante. E eu quero muito acreditar que dia 31 a gente possa assinar, eu queria muito aproveitar o aniversário de Salvador e assinar o termo da renegocia que foi feita dos acordos. O Lula colocou dinheiro a Casa Civil ajudou bastante a gente. Eu espero que até o dia 30, eles pediram – eu queria apertar o cerco para a gente poder pedir uma agenda de novo com o embaixador chinês, para ver se até o dia 31”, pontuou o chefe do executivo estadual.
“Mudou a empresa, o consórcio mudou a empresa. Tirou uma empresa e colocou uma outra. Inclusive, essa outra empresa é a que fez pontes submarinas, debaixo do mar, tem muita experiência. Inclusive é a empresa que construiu a ponte de Macau, a ponte linda dessa empresa, e chegou agora eles disseram que precisava de um tempo só pra eles poderem se organizar, eu entendi; vieram aqui, há 15 dias, disseram que não tem como ser antes do dia 30, bom, a gente tá trabalhando ali naquela margem dois, três dias antes, dois, três dias depois eu tô ainda nessa crença, aguardando que pode ser presente de aniversário de Salvador”, arrematou Jerônimo Rodrigues.
A Ponte de Hong Kong-Macau-Zhuhai (em chinês: 港珠澳大橋) é a mais extensa ponte marítima do mundo. As estimativas de custos do projeto dizem que o custo da ponte ultrapassou mais de 1,9 mil milhões de euros. Segundo outras fontes, os custos da construção chegaram a CN¥ 126.9 mil milhões (aproximadamente US$18.8 mil milhões, € 6.4 mil milhões ou R$ 27 bilhões.