A sessão da Assembleia Legislativa da Bahia foi marcada por um ato simbólico de apoio, envolvendo as mulheres parlamentares da Casa. A presidenta em exercício, Ivana Bastos (PSD), convocou todas mulheres para se fazerem presente na Mesa durante toda sessão, em um ato simbólico.
Estiveram presente na mesa as deputadas Fabíola Mansur (PSB), Maria Del Carmen (PT), Olívia Santana (PCdoB), Cláudia Oliveira (PSD) e Kátia Oliveira (União Brasil).
O deputado estadual Marcelo Galo (PT) destacou o gesto: “momento histórico com a pluralidade de mulheres na Mesa, mulheres brancas, negras, que representam toda diversidade de nossa nação”.
O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) também destacou a “importância da representativa da Mesa”.
Ao OFF News, a deputada destacou a importância da Mesa formada por mulheres, que representam menos de um terço da Assembleia.
“São sete deputadas, sete deputadas ali na mesa, mostrando a união de forças. Pela primeira vez em 190 anos uma mulher ocupa a presidência da Assembleia Legislativa e para nós é motivo de comemorar, motivo de alegria”, destacou Ivana Bastos.
“O trabalho aqui hoje foi discutido, foi dito que o secretário da Fazenda que esteve na Casa hoje pela manhã, mostrando as metas fiscais do governo do Estado, também sobre a escola integral, foi um debate positivo aqui na Casa e uma Mesa muito bonita”, exaltou a presidenta em exercício da Assembleia.
A deputada Maria Del Cármen (PT) classificou o ato como simbólico: “demonstrando a condição de que as mulheres têm de estarem sentadas naquele local. Acho que é exemplo para nós, motivo de extrema alegria para todas nós mulheres, ver essa Casa comandada também por mulheres”.
A deputada Fabíola Mansur (PSB) seguiu na mesma linha, destacando a importância do ato: “Essa é a primeira de uma série de sessões simbólicas. Quando uma mulher sobe ao cargo mais importante da Assembleia depois de 190 anos, naturalmente virão muitas surpresas positivas. Projetos voltados para as mulheres terão destaque e haverá sessões especiais durante o mês da mulher”.