O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), destacou, em entrevista nesta quarta-feira (12), o amplo apoio alcançado por Adolfo Menezes (PSD) ao comentar seu afastamento do comando da ALBA.
“É bom que a gente divulga mais sobre isso, em momento algum eu interferi no processo eleitoral, tinha meus desejos como pessoa, mas como ente federativo eu tenho que respeitar o que a Câmara vai resolver. Percebo muito claramente o jeito que o Adolfo conduzia, ele dialoga com a oposição, com a situação, e ele demonstrou na votação, nessa votação, ele demonstrou o quanto a Câmara queria vê-lo conduzindo novamente, olha, ele só não teve dois votos, um voto de um deputado ausente e um voto de um deputado que foi candidato, daí todos os votos carrearam para reeleger o mandato do deputado,” destacou Rodrigues.
“Agora eu achei, também gostei e gostaria que acontecesse esse outro caso, que a justiça fosse tão rápida; gostei, não estou ironizando, estou só reconhecendo que foi rápido. Eu espero que outros processos também tenham essa mesma magnitude da rapidez. Respeito o Supremo Tribunal, que fez o julgamento, o ministro Gilmar, aguardar”, avaliou.
Rodrigues reafirmou que a Casa seguirá no comando do PSD, compromisso formado antes da eleição e que atuou para sacrificar a permanência do PT na Mesa Diretora.
“Eu, na condição de governador, tenho que aguardar o movimento da deputada Ivana subir pelo menos aquilo que me cabia e que me competia. Fomos grandes o suficiente para dizer que o assento majoritariamente, por conta da proporcionalidade, é do PSD e assim está. É o PSD quem está assentado, portanto, cumprimos aquilo que nós havia acordado e vamos cumprir”, ressaltou.
“O que acontecer na palavra do Gilmar ou do Supremo, eu vou cumprir. Eu vou continuar com a palavra de governador ,que assim enquanto partidário, sou do PT, chamei o partido e disse: ‘olha, o acordo feito com a Assembleia é a proporcionalidade e assim será’. Ivana, nesses 10 dias, ou antes, não sei também, se a rapidez da Assembleia em responder e a rapidez como o ministro deu prazo, ele tendo isso em mãos, ele vai usar os 10 dias ou não, aguardar”, avaliou.
“Eu, na condição de governador, o mais que eu posso fazer é aguardar e torcer para que a Assembleia continue trabalhando como sempre fez. Quem venha a sentar, se for Ivana ou se houver algum outro movimento, aí eu também não posso imaginar o que possa acontecer. Eu, na condição de governador, possa cumprir o que eu comprometi, mas também torcer para que a Assembleia continue fazendo isso, criticando, sugerindo, olhando pra um projeto”, pontua o gestor do Estado.
Jerônimo destacou que espera manter a mesma parceria dos seus dois primeiros anos com a ALBA.
“Então, eu enviei ontem um projeto que prometi na minha mensagem, aqui tem o deputado Marcone, quero agradecer Marcone, em seu nome, enviei um projeto de alfabetização, assim como outros projetos que eram encaminhados com agilidade. E quero desejar sucesso aí nessa transição, e vou desejar sucesso à Assembleia para que possa conduzir isso com maturidade. Uma coisa que eu tenho certeza, eu assisti a uma entrevista do Adolfo, com maturidade, na hora que foi anunciada a posição do ministro Gilmar, ele estava na televisão e eu assisti, a maturidade, a firmeza, que é isso que tem que ser feito, todo o acolhimento ao presidente e amigo Adolfo Menezes”, arrematou Rodrigues.