O programa eleitoral de Bruno Reis (União Brasil) apresentou nesta segunda-feira (23) os avanços de Salvador na área cultural nos últimos quatro anos e as propostas do prefeito e candidato à reeleição para um próximo mandato. Como destaque, a entrega da Escola de Música e Arte e Casa de Espetáculos Letieres Leite, no Comércio, as obras de reforma e modernização do Teatro Vila Velha e da Senzala do Barro Preto, sede do bloco Afro Ilê Aiyê, além da requalificação do Cine Excelsior, no Pelourinho.
Primeiro cinema católico da Bahia, o Cine Excelsior foi inaugurado em 17 de abril de 1935, ocupando o lugar do Cine São Jerônimo. Pertencente à Congregação Mariana de São Luiz, o espaço foi fundado pelo frei Hildebrando Kruthaupse e tinha como objetivo arrecadar recursos financeiros para a manutenção da ação evangelizadora dos franciscanos, em Salvador. Após inúmeras dificuldades financeiras, na década de 1980 o Cine Excelsior foi arrendado e, em seguida, fechado no fim desta mesma década.
Na peça eleitoral, Bruno visita o Polo Boca de Brasa implantado na sua gestão no Subúrbio 360, equipamentos em Coutos, no Subúrbio Ferroviário. Como destacou o prefeito, o Boca de Brasa é um programa fundamental para descentralizar o acesso e o fomento à cultura, abrindo espaços de apresentação e capacitação nos mais diversos bairros. Para o próximo mandato, a proposta é aumentar o número de pólos, alcançando todas as prefeituras-bairro e as três ilhas.
“Nos últimos anos, a gente implantou 11 polos Boca de Brasa como esse aqui, em diversos bairros. São espaços que permitem que as pessoas tenham um local para desenvolver as suas habilidades artísticas. E os editais do programa vêm para custear isso, essa potência que é a nossa periferia. Nós sabemos da capacidade do nosso povo, da grande criatividade que nós temos. Vemos nos bairros diversos coletivos de arte, de música, de dança e de teatro. É esse caldeirão cultural de Salvador que a gente vem impulsionando com tantos equipamentos”, disse no programa eleitoral.
Para um próximo mandato, Bruno Reis tem como compromisso entregar, ainda em 2025, a Escola de Música e Arte e Casa de Espetáculos Letieres Leite, no Comércio. Além de ser um espaço onde diversos artistas soteropolitanos poderão se apresentar, o equipamento abrigará a maior escola pública de música do Brasil e de outras expressões artísticas, calcada no método Universo Percussivo Baiano (UPB), criado pelo Maestro Letieres Leite.
Outras ações – Outros compromisso são a entrega do novo Elevador Lacerda, totalmente restaurado e com função cultural ainda maior; a requalificação das fachadas dos imóveis no frontispício de Salvador; a reforma e ampliação do Teatro Vila Velha, no Passeio Público; a requalificação e climatização da Senzala do Barro Preto, sede do bloco Afro Ilê Aiyê, na Liberdade; e a requalificação do Cine Excelsior, criando um novo equipamento cultural no Pelourinho.
O candidato da coligação “O Trabalho Não Para” ainda se compromete a ampliar o Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), no Centro Histórico. O equipamento, considerado um dos mais importantes de cultura afro-brasileira do Brasil, ficou mais de uma década fechado e foi reaberto em 2023 graças ao apoio direto da Prefeitura. Agora, o objetivo é terminar o projeto inicial, deixando o museu ainda maior e com acervo único.
Algumas dessas iniciativas culturais integram um objetivo amplo da Prefeitura, de reabilitar o Centro Histórico para turistas e para os soteropolitanos. Ainda nessa perspectiva, Bruno Reis pretende abrir um novo Centro de Convenções na capital baiana, desta vez na Praça Thomé de Souza, e a reabertura do Espaço Coaty, na Ladeira da Misericórdia, restaurando o projeto original da arquiteta Lina Bo Bardi.
O prefeito destacou que nunca na história de Salvador uma gestão municipal investiu tanto em cultura: “Foram 12 grandes equipamentos culturais para oferecer conteúdo para nós, soteropolitanos, e para milhares de turistas. A gente montou uma equipe competente. Estamos fazendo um trabalho sério, dedicado, e nossa equipe da área cultural está dando um show e transformou a nossa cidade nessa área”, afirmou.
Durante o seu mandato, Bruno Reis inaugurou o Memorial 2 de Julho, a Casa das Histórias de Salvador com o Novo Arquivo Público Municipal, o novo Mercado Modelo com a Galeria Mercado, o Memorial das Baianas, o Muncab, a Cidade da Música da Bahia, entre outros.
No âmbito dos editais, a gestão Bruno Reis realizou um investimento público recorde. Apenas em 2023, a Prefeitura destinou R$50 milhões para projetos de música, dança, teatro, literatura e outras categorias, a exemplo do programa audiovisual SalCine. Neste caso em específico, a gestão municipal dobrou o valor do fomento garantido pela lei federal Paulo Gustavo.
Foto: Divulgação