O deputado estadual Tiago Correia (PSDB) saiu em defesa da candidata a prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (União Brasil), que se tornou inelegível na última segunda-feira (24), em uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).
“Ficamos surpresos com a decisão do TRE em relação à elegibilidade da prefeita Sheila Lemos quando o juiz de primeira instância aqui na Bahia já tinha dado favorável ao registro da sua candidatura. Depois, o Ministério Público Federal na Bahia emitiu dois pareceres favoráveis à sua elegibilidade e o TRE numa decisão, inclusive, dividida de quatro votos a três entendeu que Sheila estaria inelegível”, pontuou Tiago Correia.
Com a decisão, o TRE-BA atende a uma ação da Federação Brasil da Esperança (PT/PcdoB/PV), que pediu a impugnação da candidatura de Sheila, alegando que a recondução ao cargo representaria alternância de poder, uma vez que sua mãe também já assumiu a vice.
“O que vimos hoje, mesmo antes de ser publicada essa decisão, foi o Ministério Público Federal recorrer dessa votação ao TSE. Já entrou com o pedido de cancelamento dessa decisão do TRE, mas é claro que a chapa da prefeita Sheila Lemos também vai entrar. O que importa é que ela continua candidatissíma, disputando a eleição os votos são válidos, serão computados, as pesquisas internas mostram uma vitória no primeiro turno”, destacou Correia.
“O que a gente tem visto nas ruas é a população abraçar e entender que esse desespero da oposição, que tentar levar para o tapetão, entendendo que não vão ganhar nas ruas. Não vai colar. A gente espera ainda que chegue a ter uma vitória ainda mais massiva do primeiro turno e com certeza o TSE vai acompanhar o juiz aqui de primeira instância, acompanhar o Ministério Público Federal e manter a elegibilidade de Sheila”, concluiu o deputado estadual.