Exclusivo: Vitória de Rui Costa sobre apóstolo da Igreja Mundial do Poder de Deus demostra tática do governador de responder ataques com processo

Rui Costa

Compartilhe essa notícia!

A recente vitória do governador Rui Costa (PT) sobre o apóstolo Valdemiro Santiago, da igreja Mundial do Poder de Deus, condenado a pagar R$35 mil por danos morais, revela um comportamento peculiar do gestor da Bahia, que ao invés de rebater os ataques e as fake news contra ele ou suas ações, tem optado por entrar com ações na justiça, fazendo doer no órgão mais sensível dos detratores: o bolso.

A vitória judicial contra Valdemiro foi por conta de um ataque feito pelo apóstolo em seu programa de televisão, em 2020, que viralizou. Em meio à pandemia, Santiago acusou Costa de ter feito um “pacto com o capeta” para impor medidas restritivas com estabelecimentos não essenciais, incluindo no rol as igreja.

Outro alvo do governador é o pastor Silas Malafaia que, no mês passado, durante um evento presidencial na Bahia, acusou o governador Rui Costa de “nomear um ladrão” chamado Carlos Gabas.

“O governo da Bahia, o governador nomeou um ladrão, um ladrão chamado Carlos Gabas; me processa, vagabundo! Sabe o que esse cara fez? Comprou R$49 milhões, e pagou à vista, de respiradores em uma empresa de maconha, respiradores que nunca chegaram; Já pararam para pensar quantos baianos, nordestinos morreram por causa de um vagabundo canalha como esse?”, criticou Malafaia.

A recusa do governo do estado em revelar o que o governador fará sinaliza que a resposta deverá ser dada mesmo no tribunal, tal qual aconteceu com Valdomiro Santiago.

Fake news

Dois candidatos a vereador foram alvos de Rui Costa, dessa vez com base na lei de fake news, criada pelo estado em 2020.

Candidato ao Paço Municipal da capital da Bahia pelo PMB, o autônomo Ernando Peixoto está sendo processado por Rui Costa por conta de uma fake news que viralizou em 2020, quando o governo do estado decidiu reabrir o hospital Espanhol para tratamento exclusivos para pacientes acometidos pela Covid-19.

Na fake news, Ernando acusa o governador Rui Costa (PT) e o então secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, e os senadores Angelo Coronel (PSD) e Otto Alencar (PSD), de esquema para “entrega gratuita e sem licitação” do Hospital Espanhol ao Instituto Nacional de Tecnologia da Saúde (INTS), que, segundo o autônomo, pertenceria ao deputado federal Otto Alencar Filho (PSD), filho do senador e médico.

A fake news teve repercussão nacional e o presidente da República, Jair Bolsonaro, chegou a encaminhar o texto para o então ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, tomar providências.

Ao receber o comunicado de que estava sendo acionado judicialmente, o autonomo se desesperou e chegou a ir até Brasília para pedir apoio ao presidente.

No cercadinho, Ernade conseguiu contato com Bolsonaro e narrou em um vídeo compartilhado em sua rede social:

“Estou sendo condenado pelo governador do estado de fake news. Sou aquele cidadão que lutou e luta pela Bahia. O povo da Bahia, os médicos, enfermeiros, estão sendo maltratados. Nós, comerciantes, estamos sendo acusados de todo tipo de terrorismo, enquanto quem faz o terrorismo na Bahia é o governador do estado”, desabafou Ernando.

Bolsonaro, que já ouvia pela mídia que o fato se tratava de uma notícia falsa, respondeu ao autônomo: “tô ouvindo aqui, não tenho poder pra resolver tudo. Sou sozinho. É um sistema que temos pela frente, mas vai chegar a um ponto que vai passar do limite de muita gente aí”.

Texeira

Outro alvo do governador foi o candidato à reeleição ao legislativo de Texeira de Freitas em 2020, o empresário Rogério Souza Lima, o Roger Galetos, que estava no PSB à época. Em 2020, circulou uma fake news de que o governador havia mandado recolher todo estoque de remédios do kit covid, composto por Hidroxicloroquina, Cloroquina, Ivermectina ect.

Ao saber do fato, o vereador fez uma série de vídeos com acusações contra Rui Costa. Em um deles, citando a votação de Jair Bolsonaro em Texeira, convidou o governador a ir pessoalmente recolher os medicamentos do os kit-Covid: “Rui Costa, Teixeira de Freitas deu a vitória a Bolsonaro no primeiro e no segundo turno. Teixeira de Freitas está assim de “bolsonarianos”. Venha você aqui.

Tanto o processo contra Ernando Peixoto como o de Rogério Souza Lima seguem em tramitação no Tribunal de Justiça da Bahia.

Até o fechamento dessa matéria, o governo do estado não respondeu aos nosso questionamentos sobre o processo contra Silas Malafaia.

Leia também:

Após ser chamado de “vagabundo” e contratante de “ladrão”, Rui Costa estuda entrar com ação contra Silas Malafaia

Rui Costa vence ação contra o pastor Valdomiro Santiago

Deixe seu comentário

guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado

Últimas