Presente na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) na manhã desta terça-feira (3), o deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) declarou que a Comissão de Segurança Pública da Casa Legislativa não pode ser conduzida com base em disputas políticas ou discursos sem sustentação técnica. Segundo ele, o momento exige responsabilidade institucional diante do agravamento dos indicadores de violência no estado.
Ao ser questionado sobre a possibilidade de uso político da comissão, inclusive com reflexos em disputas eleitorais nacionais — como eventual candidatura de Flávio Bolsonaro (PL), o parlamentar conceituou o assunto com como secundário. “Essa é até uma questão menor”, disse. Para ele, o ponto central é a necessidade de enfrentar os problemas estruturais da segurança pública na Bahia.
O psolista também aproveitou a ocasião para criticar a postura de um parlamentar que pleiteia a presidência da Comissão de Segurança Pública e que, na avaliação dele, teria adotado tom elogioso ao secretário estadual da área durante recente audiência na Casa. De acordo com ele, há incoerência entre discursos mais incisivos na tribuna e a postura adotada diante do gestor responsável pela política de segurança.
“É uma área muito sensível, envolve a vida das pessoas. É preciso ter alguém com responsabilidade e capacidade política para dirigir um grande debate que a Bahia precisa”, declarou. Ao concluir, Coelho ainda fez questão de afirmar que a comissão não pode se afastar da realidade concreta do estado nem se limitar a “falsas polêmicas”.



