Presente na Lavagem de Jauá, realizada neste sábado (31), o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), disse que o evento faz parte de uma estratégia mais ampla da gestão municipal para fortalecer a identidade cultural da cidade e consolidar o turismo como vetor de desenvolvimento. A avaliação do gestor foi feita ao comentar a importância da presença do poder público em eventos tradicionais do município.
De acordo com o chefe do Executivo camaçariense, a atual gestão buscou associar políticas culturais à requalificação urbana e à ampliação dos serviços públicos, tanto na sede quanto nos distritos e localidades da orla. “Olha, Camaçari já começa a viver um novo momento. Ano passado, nós fizemos um trabalho assim, muito forte na cidade, para promover a cidade, para qualificar a cidade, tanto sede quanto os povoados”, declarou.
O petista aproveitou a ocasião para citar os investimentos que foram realizados recentemente em mobilidade urbana e infraestrutura como parte desse processo. “Nós botamos o transporte coletivo moderno aqui dentro da cidade, com ar-condicionado, ônibus com ar-condicionado, a população gostou muito. Nós fizemos o trabalho de iluminação pública na cidade. Nós começamos a botar as políticas públicas para funcionar na saúde, na educação, no transporte, na mobilidade do nosso município”, acrescentou.
O gestor ainda relacionou essas ações ao aumento do fluxo turístico registrado no fim de 2024, especialmente no litoral do município e pontuou que o crescimento reflete uma mudança de agenda.
“Só em Guarajuba, entre o Natal e o Réveillon, nós tivemos a visita de 500 mil pessoas. Sabe o que é isso? É cinco, seis vezes mais do que aconteceu nos anos anteriores. E isso porque Camaçari está numa nova agenda, numa agenda mais avançada, numa agenda que a cidade está se fortalecendo e a população também”, continuou.
O prefeito ressaltou que nesse contexto a Lavagem de Jauá se insere como elemento simbólico e econômico. “Jauá entra também nesse momento, para que a gente possa valorizar o que nós temos aqui de bom, que é a praia de Jauá, a praia de Arembepe, a praia de Jacuípe, Guarajuba, Itacimirim, toda a nossa orla e a força que tem também Abrantes em tudo isso”, complementou.
Durante entrevista à imprensa, o prefeito ressaltou que Camaçari reúne condições estratégicas para expandir a Região Metropolitana de Salvador. “Isso mostra que Camaçari é o município perto de Salvador que tem melhor condição de fazer a expansão da Grande Salvador para o nosso município e, consequentemente, consolidar aqui não só a indústria, mas também o turismo”, declarou, ao classificar a festa como parte do “círculo de desenvolvimento” local.
Antes de concluir, Caetano citou o programa Verão Conectado como exemplo de articulação institucional para evitar problemas recorrentes em períodos de alta temporada e pontuou que iniciativa trouxe resultados positivos.
“Antes da gente assumir o governo, todo ano aqui tinha crise, falta de energia, apagava tudo, falta de água. O que é que nós fizemos? Nós juntamos Embasa, a Coelba, a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Prefeitura de Camaçari. Se deu certo, que deu certo, melhorou muito e nós vamos nos preparar para o próximo verão ser bem melhor do que foi no verão que passou”, finalizou.



