O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Abelardo da Matta, defendeu de forma enfática a segurança e a credibilidade do sistema eletrônico de votação durante a cerimônia de reinauguração da sede do tribunal, realizada nesta sexta-feira (30).
Com 36 anos de atuação na magistratura, o desembargador relembrou o período das antigas urnas de lona para reforçar que o modelo tecnológico adotado atualmente é o mais eficiente para assegurar a legitimidade do processo democrático.
Abelardo da Matta ressaltou que o sistema eleitoral brasileiro, além de moderno, conta com múltiplos mecanismos de controle e verificação que garantem sua confiabilidade. Ele citou a realização de auditorias rigorosas, a votação paralela e o acompanhamento do processo por entidades internacionais como fatores que tornam o modelo seguro e transparente.
“A urna é confiável, tem auditoria e peritos para que o eleitor exerça seu dever cívico de forma transparente e segura”, afirmou, ao minimizar a polarização política em torno do tema e destacar a inexistência de embasamento técnico para questionamentos sobre o sistema.
O magistrado também chamou atenção para o reconhecimento internacional do modelo brasileiro de votação. Segundo ele, autoridades estrangeiras, a exemplo do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, já manifestaram confiança na robustez do sistema eleitoral do país.
Nesse sentido, o governo norte-americano tem reafirmado em diferentes momentos — desde reuniões bilaterais em 2022 até comunicados diplomáticos mais recentes — que as instituições eleitorais brasileiras são referência global em transparência, atuando como um importante instrumento de combate à desinformação e assegurando que o resultado das eleições traduza a vontade soberana da população.



