Em entrevista à imprensa na manhã desta sexta-feira (30) o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso (PSB), disse que o partido ao qual faz parte vive um momento de articulação para se fortalecer eleitoralmente no Estado, com a chegada de novos quadros, a possível filiação do prefeito de Jequié, Zé Cocá, e negociações em curso sobre a composição da chapa governista em 2026, incluindo a situação do senador Angelo Coronel (PSD).
De acordo com o gestor, reuniões recentes indicam avanço nas conversas internas do PSB. “Ontem nós fizemos a reunião aqui na UPB com o secretário Adolfo Loyola, com o prefeito Zé Cocá. A gente está querendo fortalecer o partido, robustecer o partido. Esse é o objetivo principal”, declarou.
Ainda segundo o socialista, a estratégia passa pela ampliação da bancada do partido no Congresso. “A ideia é que, se der tudo certinho, a gente consiga fazer no mínimo dois deputados federais, com a luta para fazer três. Vai depender desse ajuste dos prefeitos que vão vir também nesse envolvimento”, acrescentou. O alcaide ressaltou que o PSB trabalha ainda para ampliar a representação na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). “Na área estadual, a ideia é que o partido caminhe para fazer no mínimo sete e com possibilidade de fazer oito”.
Na ocasião, Cardoso ainda confirmou articulações para um encontro político nos próximos dias. “Nós estamos querendo fazer um encontro, provavelmente na próxima semana, com a presença do prefeito de Recife, João Campos, e queremos trazer também o nosso vice-presidente Geraldo Alckmin”, pontuou, indicando que o evento pode acontecer antes de uma agenda já marcada no interior do Estado.
Em relação a possível filiação de Zé Cocá ao PSB, o gestor minimizou as especulações sobre disputa por cargos majoritários. “Zé Cocá não chega para ser vice de Jerônimo. Essa conversa nunca teve”, cravou. De acordo com ele, o prefeito de Jequié fortaleceria o partido por não disputar mandato legislativo. “Ele não é candidato a deputado. Isso fortalece ainda mais o PSB para poder trazer candidatos a deputado federal que garantam as duas vagas e trabalhar para a terceira”, continuou.
Ao ser indagado em relação a posição do senador Angelo Coronel (PSD) na chapa governista, o alcaide afirmou que acredita em um desfecho negociado. “O Coronel tem feito um trabalho muito bom no Senado. Eu acho que vai se ajustar. O importante é ter paciência”, frisou. Wilso ainda citou a atuação de lideranças do grupo para manter a unidade. “Nós temos grandes negociadores, como o senador Jaques Wagner, Rui e Jerônimo. Com certeza vamos abraçar o Coronel e ver como é que vai ficar. Eu acho que vai dar tudo certo. ”
Antes de finalizar, Cardoso comentou a foto recente que reuniu o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o governador Jerônimo Rodrigues (PT), o senador Jaques Wagner (PT) e o ex-governador Rui Costa (PT), e ressaltou que a imagem reflete o desejo da base aliada. “Aquela foto é o desejo de todos, pela dedicação e pelo trabalho que Jerônimo vem fazendo. A reeleição dele tende a ser tranquila”, finalizou citando a liberação de convênios estaduais como fator de fortalecimento político do governador.