Jerônimo Rodrigues homenageia bombeiros baianos que atuaram nas enchentes do Rio Grande do Sul

Compartilhe essa notícia!

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) participou, nesta quinta-feira (13), da solenidade de entrega das Medalhas Sd. BM Eduardo Santos Góes, no Quartel do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), localizado na Barroquinha, em Salvador. A cerimônia reconheceu os 49 bombeiros baianos que atuaram nas enchentes do Rio Grande do Sul em 2024, em uma das maiores operações humanitárias recentes do país.

Durante o evento, Jerônimo destacou a bravura, a competência e a sensibilidade da tropa, que enfrentou condições extremas para salvar vidas e prestar assistência às vítimas da tragédia climática.

“Me orgulha muito ter uma tropa como essa da Bahia. E ali passa um filme na cabeça da gente sobre uma corporação que tem muita competência. Eles planejam uma ação daquele tipo do Rio Grande do Sul para coisas maiores, mais graves, mais simples, salvando ali um animal, tirando alguém das ferragens, que é uma coisa dura. Tem que ter muita força, muita inteligência. E o outro lado da moeda, além dessa competência e dessa bravura, é o lado da humanidade, da sensibilidade deles, que sofre com as pessoas que estão passando por aquilo”, afirmou o governador.

Jerônimo também ressaltou que fez questão de ajustar sua agenda para participar da homenagem, em reconhecimento ao trabalho dos bombeiros.

“No momento em que o comandante do Corpo de Bombeiros e o secretário de Segurança Pública anunciaram que iriam fazer essa homenagem aos 49 policiais bombeiros que estiveram no Rio Grande do Sul, eu fiz questão de adiar minha agenda pra vir aqui”, declarou.

O governador lembrou ainda o apoio e o reconhecimento nacional recebido pela equipe baiana durante a missão, citando o contato direto com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).

“Eu recebi ligação, por exemplo, do governador Eduardo Leite, agradecendo a ida dessa tropa. Eu estive na despedida deles, quando estavam embarcando, fiz questão de ir ao aeroporto com a aeronave da FAB, aguardei até a madrugada, aguardando eles embarcarem e seguirem. Depois, eles mandaram mensagens boas, mostrando o quanto trabalharam para salvar vidas e aliviar o sofrimento das pessoas”, contou Jerônimo.

A cerimônia contou com a presença de autoridades civis e militares e reforçou o papel do Corpo de Bombeiros da Bahia como referência nacional em ações de resgate e solidariedade. O evento emocionou familiares e colegas dos homenageados, que voltaram do Sul com o reconhecimento da população e do governo pelo desempenho exemplar durante a crise.

Deixe seu comentário

guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Últimas