O resultado da 7ª edição da Operação Móbile 360° foi apresentado à imprensa nesta quarta-feira (5), durante o Dia D de devolução dos celulares recuperados, realizado no Centro de Operações e Inteligência de Segurança (COI), no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. A ação, coordenada pela Polícia Civil da Bahia em parceria com diversos órgãos estaduais e federais, tem como objetivo combater o furto, roubo e a receptação de aparelhos celulares no estado.
Presente no evento, a deputada estadual Fabíola Mansur (PSB) comemorou o resultado da operação e destacou o trabalho integrado das instituições envolvidas.
“Hoje aqui, é importantíssimo que a imprensa possa divulgar. A Operação Móbile, na sua sétima edição, já são 4 mil celulares recuperados. A Polícia Civil, cada vez mais forte, está de parabéns. Mas é preciso que a população acredite que é possível recuperar os celulares fazendo coisas simples, como boletim de ocorrência, e também baixando sites como o Celular Seguro da Receita Federal, do Ministério da Justiça, e o Alerta Cidadão aqui do Governo do Estado”, afirmou.
A parlamentar reforçou o papel da conscientização popular e da denúncia como ferramentas fundamentais para reduzir o número de crimes envolvendo celulares. “É importante também que a gente entenda que receptação é crime e é preciso evitar que a gente compre, seja individualmente, seja um comerciante, um celular roubado, porque isso está aumentando a violência no nosso estado e pode efetivamente custar vidas”, alertou.
Fabíola também destacou o trabalho conjunto entre diferentes órgãos públicos que participam da operação. “A Polícia Civil está de parabéns, integrada com a Secretaria da Fazenda, com a Secretaria de Desenvolvimento, com a Receita Federal e com as secretarias municipais, porque além de fiscalizar e recuperar, também estão diminuindo e fechando estabelecimentos que recebem celulares roubados”, disse.
Durante a cerimônia, centenas de aparelhos foram devolvidos aos seus donos. A parlamentar aproveitou o momento para fazer um apelo à população: “Registrar boletim de ocorrência é fundamental. Muita gente perde a esperança de recuperar o celular, mas aqui está a prova: mais de 4 mil celulares sendo devolvidos hoje. Isso só foi possível porque as pessoas acreditaram, registraram ocorrência e colaboraram com as forças de segurança.”
Encerrando sua fala, Fabíola reforçou a importância da continuidade das ações. “A Operação Móbile 360° começou em maio do ano passado, mas nós temos que continuar. A sociedade civil precisa estar unida ao Governo do Estado e às forças de segurança para coibir o roubo e a receptação de celulares na Bahia. Com isso, estaremos salvando vidas e reduzindo os crimes violentos também”, concluiu.



