O governador Jerônimo Rodrigues anunciou, nesta terça-feira (4), um conjunto de novos investimentos e medidas para a segurança pública da Bahia. Durante o evento, o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, celebrou o anúncio e destacou a importância das ações voltadas à prevenção da violência e ao fortalecimento de políticas sociais e de cuidado.
Segundo o secretário, os investimentos anunciados pelo governo estadual vão permitir uma atuação mais direcionada em territórios vulneráveis, com foco na integração entre segurança pública, assistência social e políticas de direitos humanos.
“Para nós, isso é um anúncio muito importante, porque significa que nós vamos ter capacidade de ter uma ação muito direcionada para a prevenção desses territórios. Para nós é muito importante, porque junto com essa iniciativa nós também fazemos a expansão de programas significativos e que são muito sabidamente bem-sucedidos na prevenção, como o ‘Corra para o Abraço’, que também vai ser expandido para todos os municípios em que nós estivermos coletivos do Bahia Pela Paz”, afirmou Freitas.
O secretário ressaltou que as medidas anunciadas não se restringem ao enfrentamento direto à criminalidade, mas também envolvem ações estruturantes de inclusão e cuidado, especialmente nas áreas mais afetadas pela violência.
“No nosso ponto de vista, ter ação para as pessoas em situação de vulnerabilidade, política de cuidado para incidir no debate sobre política de drogas, oferecendo alternativa para as pessoas é muito importante”, disse.
Felipe Freitas também anunciou novos investimentos no sistema socioeducativo do estado. Entre as medidas, estão a inauguração de duas novas unidades de atendimento, incluindo uma voltada ao atendimento de adolescentes em regime de semiliberdade feminina em Salvador.
“Nós também vamos ter a inauguração de duas novas unidades do sistema socioeducativo, uma semiliberdade feminina aqui de Salvador, que vai permitir que a gente possa acompanhar as adolescentes aqui em Salvador, e também vamos ter a inauguração de uma nova casa, a nova unidade de atendimento socioeducativo, que vai mudar completamente o atendimento socioeducativo do Estado”, completou.



