O deputado Leandro de Jesus (PL) apresentou, na Assembleia Legislativa, um projeto de resolução, sugerindo a concessão da Comenda 2 de Julho para o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, pela sua atuação no combate ao crime organizado. A Comenda 2 de Julho é a mais importante honraria oferecida pela Casa do Povo, como reconhecimento às pessoas que se destacam por serviços de grande importância para a Bahia, para o Brasil e para a sociedade.
Na proposição, o parlamentar destacou a megaoperação que aconteceu na capital fluminense, realizada pelas forças especiais tendo o apoio de órgãos de outros estados, decorrendo da prisão de diversas lideranças e integrantes de facções criminosas. O deputado falou que existiam, inclusive, “criminosos nascidos na Bahia, agindo de forma articulada transportando violência e tráfico de armas à região metropolitana de Salvador e ao interior da Bahia”.
Leandro de Jesus parabenizou a ação, classificando como “êxito”, colaborando na desarticulação do trajeto do tráfico e no fluxo financeiro ilícito que afetam de modo direto a segurança pública baiana.
O legislador disse ainda que “a iniciativa reforça a importância da cooperação federativa entre os entes da Federação no enfrentamento de organizações criminosas que transcendem fronteiras estaduais, consolidando o Rio de Janeiro como exemplo de gestão integrada e firme política de segurança pública”.
Por fim, Leandro de Jesus afirmou que a concessão da comenda ao político carioca “é um grande ato de justiça e gratidão pela sua liderança e bravura em defesa da ordem pública e da paz social, dando integridade dos cidadãos do Brasil, além dos baianos, favorecidos pelo efeito desta ação”.



