O governador Jerônimo Rodrigues anunciou, nesta segunda-feira (3), o nome de Mateus Dias como o titular da nova Secretaria Extraordinária do Sistema Viário Oeste Ponte Salvador-Itaparica, criada para coordenar e acompanhar as ações ligadas à execução do megaprojeto de infraestrutura. O anúncio foi feito durante entrevista coletiva, em Salvador.
Durante o evento, Jerônimo destacou que a secretaria não se restringirá apenas à ponte, mas a um conjunto amplo de obras e iniciativas que envolvem desenvolvimento urbano, transporte, turismo e meio ambiente.
“A gente não limite este projeto à ponte, estamos falando de um projeto de um sistema viário oeste. É um novo vetor de acesso, de desenvolvimento, de transporte, de turismo. Nós teremos a ponte como sendo um dos maiores projetos dos últimos 40, 50 anos na América Latina, mas a ponte ela é meio”, afirmou o governador.
Jerônimo explicou que o governo estadual também pretende duplicar a rodovia BA-001 e articular com o governo federal para que algumas estradas estaduais sejam transformadas em rodovias federais (BRs), ampliando a integração da malha viária na região.
“Queremos dialogar com o governo federal pra gente ver em que medida essas estradas hoje estaduais possam ser transformadas em BRs. Mas nós temos também investimento imobiliário, a preocupação com o diálogo ambiental e o tema do turismo. Temos investido já desde 2023, com a minha chegada no governo”, completou.
O governador ainda adiantou que a nova pasta vem sendo informalmente chamada de Seponte, mas ressaltou que o órgão terá caráter temporário, com atuação durante o período de construção e consolidação da ponte e do sistema viário.
“Já começaram a chamar de Seponte, mas nós vamos apresentar a vocês um contra-discurso para que a gente possa garantir, não ver um investimento desse apenas como a secretaria da ponte. Ela é uma secretaria que tem prazo de validade — o prazo da conclusão da ponte e, na sequência, um período para o amadurecimento do projeto junto com a transição, para garantirmos uma PPP”, explicou Jerônimo.
O governador também destacou os avanços nas negociações com o consórcio chinês responsável pela obra, e o diálogo com a Petrobras para viabilizar a estruturação dos canteiros de obras e a utilização de Maragojipe como polo de montagem das plataformas e das grandes peças da ponte.
“Temos tido bastante avanço no que diz respeito à estruturação da área de canteiros de obras, ao diálogo com a Petrobras para garantirmos que Maragojipe seja um ambiente de montagem das plataformas das grandes peças para a ponte, dragagem da Baía de Todos-os-Santos e todas as etapas necessárias”, afirmou Jerônimo Rodrigues.
Com a criação da nova secretaria e a nomeação de Mateus Dias, o governo da Bahia reforça o compromisso com a execução de um dos maiores projetos de infraestrutura da América Latina, que promete transformar a mobilidade, o turismo e o desenvolvimento econômico do estado.







