O deputado federal Arthur Maia (União-BA), relator do Projeto de Lei nº 733/2025 que trata da nova Lei dos Portos, participa nesta semana de uma missão internacional aos portos de Busan, na Coreia do Sul, e Hong Kong, na China, dois dos principais hubs logísticos do planeta. A viagem, que se estende até o dia 7, inclui reuniões com autoridades locais, representantes do setor portuário e especialistas em gestão e regulação e visitas técnicas nos grandes portos e zonas logísticas integradas. O objetivo é coletar subsídios técnicos e boas práticas para aprimorar o texto do projeto que moderniza o marco regulatório do setor portuário brasileiro.
Para Arthur Maia, a experiência será fundamental para compreender os desafios e oportunidades que o Brasil pode adotar no processo de atualização de sua legislação. “Os portos de Busan e Hong Kong são exemplos de gestão moderna, integração tecnológica e eficiência logística. Essa experiência é extremamente enriquecedora para o modelo de modernização que queremos implementar no Brasil por meio do PL 733/2025, tornando nossos portos mais competitivos e preparados para o futuro do comércio global”, destacou.
A nova Lei dos Portos busca estimular investimentos privados, melhorar a gestão portuária e tornar o comércio exterior brasileiro mais ágil e competitivo, fortalecendo a infraestrutura logística nacional.



