Durante o lançamento oficial da programação do Novembro Salvador Capital Afro 2025, realizado nesta segunda-feira (13), a vice-prefeita e secretária de Saúde Ana Paula Matos (PDT) celebrou o posicionamento de Salvador como uma cidade referência internacional no enfrentamento ao racismo e na valorização da cultura afro-brasileira.
Ana Paula destacou que a capital baiana tem se consolidado como uma cidade antirracista, não apenas por meio de discursos e celebrações, mas também com políticas públicas estruturadas e estruturantes, que geram impacto real na vida das pessoas.
“É muito importante ver Salvador se posicionando internacionalmente como uma cidade antirracista, com políticas públicas consistentes, mas também com celebrações que valorizam nossa cultura. Serão 40 dias de eventos, festas, manifestações artísticas nas comunidades – inclusive em Ilha de Maré – e, ao mesmo tempo, momentos de reflexão e debates importantes, como a questão da juventude negra e da criminalização dos adolescentes”, afirmou a vice-prefeita.
A programação do Novembro Salvador Capital Afro 2025 contará com rodas de conversa, ações de afroempreendedorismo, eventos culturais e diversas atividades espalhadas por toda a cidade. O objetivo é celebrar a negritude, promover inclusão, gerar renda e abrir caminhos para o fortalecimento das identidades afrodescendentes.
“Esses eventos não são só celebrações, mas também oportunidades para que as pessoas ganhem seu dinheiro, valorizem sua cultura e conquistem autonomia. Estou muito feliz por poder liderar esse processo como vice-prefeita e secretária, ao lado de tantas pessoas comprometidas com essa transformação”, concluiu Ana Paula Matos.



