BYD: Rui Costa detalha visita de Lula à Bahia e destaca investimentos da montadora e da Petrobras no Estado

Compartilhe essa notícia!

O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), detalhou nesta segunda-feira (7) a agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Bahia, prevista para quinta-feira (9).

A visita marca a inauguração da fábrica da montadora chinesa BYD em Camaçari e o anúncio da retomada das obras do Estaleiro do Paraguaçu, em Maragogipe.

“Quinta-feira tem Lula na Bahia!”, escreveu Rui Costa em suas redes sociais. Segundo o ministro, a presença do presidente simboliza o início de “uma nova fase” para o estado, com a reindustrialização e a geração de empregos a partir de novos investimentos.

A fábrica da BYD, que ocupa o antigo complexo da Ford, já emprega 1.500 pessoas e deve chegar a 20 mil trabalhadores diretos e indiretos até o fim de 2026, de acordo com o ministro. “Ficamos tristes com a saída da Ford, mas trabalhamos duro — e hoje a Bahia abriga a principal montadora de carros elétricos e híbridos do mundo”, afirmou Rui.

Ele destacou ainda que o investimento faz parte de um movimento nacional de expansão da indústria automotiva. “Em todo o Brasil, já são R$ 130 bilhões em investimentos em montadoras que se instalam e ampliam suas operações em diversos estados”, disse. Para o ministro, a chegada da BYD “sacudiu o mercado automobilístico”, ao estimular inovação, gerar empregos e modernizar a frota nacional.

Outro ponto da visita presidencial será o relançamento do Estaleiro do Paraguaçu, em Maragogipe, no Recôncavo baiano. O empreendimento, que chegou a empregar 8 mil pessoas durante o governo Dilma Rousseff (PT), estava paralisado desde 2015. “Agora, o estaleiro volta à ativa. Já são 600 trabalhadores atuando na produção de balsas para transporte fluvial, e a Petrobras vai contratar a construção de seis navios, o que representa a criação de cerca de 5 mil novos empregos”, afirmou Rui Costa.

O ministro também adiantou que a Petrobras vai iniciar a desmontagem de duas plataformas no cais de São Roque, o que deve gerar novas oportunidades de trabalho. “Investimentos robustos, empregos e desenvolvimento. Uma excelente notícia para o Recôncavo baiano!”, completou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas