Durante o lançamento da programação do Natal Luz Salvador 2025, nesta quinta-feira (25), o prefeito Bruno Reis (UB) classificou a alegação da APLB Sindicato, de que o acordo não foi cumprido por sua gestão, de mentirosa e classificou o comportamento do presidente, Rui Oliveira, de irresponsável.
“É mentira dizer que o acordo não foi cumprido. Este acordo foi assinado por todos, inclusive por mim, é público e resultou num projeto que foi enviado à Câmara no dia 1º de agosto, há quase dois meses. Depois disso, a própria categoria sugeriu novas emendas, o governo acatou, a líder da oposição assinou o acordo. Estava tudo pronto para votação e, de forma irresponsável, a APLB pede a retirada de pauta”, afirmou o prefeito, visivelmente incomodado.
Bruno Reis destacou que dirigentes estaduais da APLB, que não participaram diretamente das negociações durante a greve, estariam agora interferindo no processo com intenções que classificou como “partidárias”. “Apareceram no dia da foto para fazer o acordo, depois sumiram, e agora reaparecem para atrapalhar a vida. Não é a vida da gestão que estão atrapalhando, é o futuro das crianças da nossa cidade, que já foram penalizadas por 76 dias de greve. Elas não podem mais perder sequer um dia de aula”, disse.
O prefeito também apresentou dados sobre os impactos financeiros do acordo firmado com os professores. Segundo ele, o reajuste concedido pela Prefeitura foi superior à inflação do período e acima do percentual aplicado pelo Governo do Estado. “Se fosse pela inflação, o reajuste seria de 4,8%. Aqui, começamos com 6% a 9% e, com as incorporações, chegou a 13,68%, elevando a média salarial dos professores para R$ 10.200. Isso é público. Basta pegar a folha de pagamento de setembro e dividir pelo número de professores”, argumentou.
Bruno Reis fez um apelo direto à categoria. “Peço aos professores que vejam o que ganhavam em maio e o que ganham agora. Houve um ganho real. Vamos deixar a fúria de lado e pensar nas crianças, nos pais, nas mães. Esse embate político só prejudica quem mais precisa da escola pública”, concluiu.
A fala do prefeito ocorreu durante a coletiva de imprensa de apresentação do Natal Luz Salvador 2025, realizada no foyer da sede do Executivo municipal, na Praça Thomé de Souza. O evento também contou com a participação da vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, e do diretor de Iluminação Pública, Angelo Magalhães.



