Presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Cardoso manifestou preocupação com a possível taxação de 50% de produtos brasileiros pelos Estados Unidos, que deve afetar especialmente do agronegócio, e pediu equilíbrio e diálogo para evitar prejuízos ao setor produtivo.

A declaração foi dada nesta quarta-feira (23), durante o lançamento do Plano Safra Bahia 2025/2026, realizado pelo governador Jerônimo Rodrigues no Parque de Exposições, em Salvador.

“Estamos a menos de 10 dias de uma definição sobre a tarifação. O que não pode acontecer é isso virar uma disputa política entre o governo atual e o ex-presidente. É um momento sério, que o Brasil precisa resolver de forma responsável. O agronegócio é quem mais vai sofrer”, alertou.

Segundo o presidente da UPB, é preciso que o setor produtivo se una ao governo federal para enfrentar o desafio e buscar soluções conjuntas.

“Essa taxação, da forma como foi anunciada, pode prejudicar muito quem produz, quem gera emprego e quem sustenta a balança comercial do país. Mas acredito que haverá bom senso na mesa de negociação. O Brasil vai continuar crescendo, e exportando, porque o caminho é o diálogo”, afirmou.

Wilson Cardoso também destacou a importância do evento do Plano Safra, que prevê investimento de R$ 35 milhões por ano, ao longo de três anos, para beneficiar mais de 300 agroindústrias ativas na Bahia. Na ocasião, também foram entregues máquinas e equipamentos a associações e municípios.

“Quando a agricultura familiar produz, a cidade cresce. Este é um evento muito importante para a Bahia, que tem feito grandes investimentos no campo. A entrega de máquinas fortalece os municípios, desenvolve a economia e gera oportunidades para quem mais precisa”, celebrou.
Seu navegador não suporta o elemento de vídeo.

guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários