LOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVG
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Política
    • Saúde
    • Justiça
    • Bahia
    • Brasil
    • Cultura
    • Papo OFF
    • Especiais
    • Rádio Peão
    • Últimas
    • Envie sua notícia

    Prefeito Wilson Cardoso defende candidatura de Rui Costa ao Senado, reeleição de Jerônimo e união da base aliada nas eleições de 2026

    • Home
    • Últimas notícias
    • Bahia
    • Prefeito Wilson Cardoso defende candidatura de Rui Costa ao Senado, reeleição de Jerônimo e união da base aliada nas eleições de 2026
    PorRaul Aguilar em19 de junho de 2025
    Share on WhatsAppShare on X (Twitter)Share on FacebookShare on TelegramShare on Email

    O prefeito de Andaraí e presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Paes Cardoso (PSB) voltou a defender a unidade da base para as eleições de 2026 defendendo o nome do ministro da Casa Civil Rui Costa a uma das vagas ao Senado.

    Para ele Rui Costa é um “orgulho para a Bahia”. Ele relembrou a gestão de Rui como governador de 2015 a 2023, destacando os investimentos realizados nos 417 municípios baianos.

    Iniciada ainda no Governo Wagner (2007 a 2015), foi durante a gestão de Rui Costa que a política de consórcios públicos multifinalitários ganhou maior dimensão, com a criação dos Consórcios Regionais de Saúde, responsáveis por viabilizar a implantação das Policlínicas Regionais de Saúde, que hoje já passam de vinte unidades em funcionamento. A iniciativa trouxe ganhos em eficiência administrativa, redução de custos para os municípios e ampliação da oferta de serviços de saúde à população. Segundo Wilson Cardoso, esse trabalho vem sendo continuado pelo governador Jerônimo Rodrigues, que tem reafirmado o compromisso com a regionalização da saúde e o fortalecimento da gestão consorciada.”
    No âmbito federal, o presidente da UPB destacou a importância do papel desempenhado pelo ministro, ressaltando que sua atuação tem sido fundamental para garantir a estabilidade da gestão. “Ele dá tranquilidade ao presidente Lula”, afirmou Cardoso, ao descrever o ministro como uma liderança centralizadora, responsável por analisar detalhadamente todos os documentos antes da sanção presidencial. Segundo ele, a relação de Rui Costa com os prefeitos baianos continua sólida, marcada pelo reconhecimento ao trabalho desenvolvido durante sua passagem pelo governo da Bahia.

    Análise sobre o cenário político para o Senado em 2026
    O presidente da UPB também fez uma projeção para a disputa ao Senado em 2026, que poderá ter nomes como Rui Costa, o senador Jaques Wagner, que deve buscar a reeleição, e o senador Angelo Coronel (PSD). Diante desse cenário, Wilson Cardoso demonstrou confiança na capacidade de diálogo e na coesão do grupo político.

    “Eu avalio que eles vão se entender”, afirmou Wilson Cardoso ao comentar sobre os principais líderes do grupo político. Ele destacou Jaques Wagner (PT) como um conciliador nato e o principal articulador político desde a origem do grupo. Rui Costa (PT) foi apontado como um nome experiente e altamente capacitado para assumir uma vaga no Senado. Já Jerônimo Rodrigues (PT) foi avaliado como um gestor eficiente, que aprendeu com bons professores e tem dado continuidade, com avanços significativos, às ações de seus antecessores. Entre os destaques da sua gestão, Cardoso mencionou a ampliação das escolas em Tempo Integral em diversos municípios e a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que ligará o Subúrbio Ferroviário de Salvador a municípios da Região Metropolitana, tornando a Bahia o segundo maior sistema metroviário do país em extensão operacional.

    Angelo Coronel (PSD) foi reconhecido como uma liderança municipalista expressiva, autor de legislações que beneficiaram os municípios, especialmente na redução da carga tributária sobre o INSS, o que contribuiu para o equilíbrio fiscal das prefeituras. Cardoso minimizou qualquer possibilidade de ruptura no grupo e reforçou que a definição sobre a chapa majoritária ficará para o próximo ano. Segundo ele, a boa relação entre Jaques Wagner, líder do PT na Bahia, e o senador Otto Alencar, que comanda o PSD no estado e tem projeção nacional, será fundamental para garantir a manutenção da unidade política. “Tenho a absoluta certeza de que o nosso grupo vai marchar unido mais uma vez”, concluiu.

    Análise sobre o Governo de Jerônimo Rodrigues

    Ao analisar a gestão do governador Jerônimo Rodrigues (PT), o presidente da UPB mencionou uma aprovação de 61%, segundo pesquisas recentes. Ele atribuiu o bom desempenho à continuidade administrativa, com a conclusão de obras da gestão anterior, e ao início de novos projetos.
    “O governo dele começou concluindo muitas obras que Rui Costa deixou e agora está começando a entregar obras já do governo dele“, explicou.
    Para Cardoso, a popularidade do governador tende a crescer com as novas entregas. Sobre a reeleição, a avaliação foi direta: “Hoje, seria uma reeleição tranquila no primeiro turno”.

    Um aspecto destacado por Cardoso foi a relação do governador Jerônimo com os gestores dos 417 municípios da Bahia, incluindo os administrados por prefeitos de oposição. Ele classificou o diálogo como “de excelência” e informou que cerca de 40 prefeitos que não pertenciam à base governista já aderiram ao grupo, um movimento que ele atribui ao tratamento republicano da atual gestão estadual.

    Perspectivas para a Política de Feira de Santana
    Wilson Cardoso, que também tem vínculos empresariais com Feira de Santana, comentou sobre a gestão do prefeito José Ronaldo de Carvalho. Ele mencionou levantamentos recentes que apontam uma aprovação de 56% nos primeiros meses de mandato, com indicativos de crescimento desse índice.
    Questionado sobre uma futura aliança entre José Ronaldo, historicamente no campo da oposição, e a base do governador Jerônimo, Cardoso expressou uma expectativa pessoal.
    “Muitos políticos externam o desejo de ver Zé Ronaldo na base aliada do Governo Jerônimo. Acho que todo mundo ganha: a Bahia e Feira de Santana”, concluiu o presidente da UPB.

    Raul Aguilar
    Raul Aguilar

    Veja também

    10 de julho de 2025

    Lauro de Freitas: Justiça aumenta multa para R$100 mil e determina bloqueio de contas de sindicato dos professores por manter greve ilegal


    Quero ler
    10 de julho de 2025

    Ivoneide Caetano diz que vaidade de Elinaldo motivou rompimento com Flávio Matos e deseja sorte ao comentar ida do adversário para base


    Quero ler
    10 de julho de 2025

    Loyola crava: “Lula vai chegar ainda mais forte em 2026; vamos mostrar quem está do lado do povo”


    Quero ler

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2025 OffNews - Por dentro da notícia na Bahia e no Brasil. Todos os direitos reservados.
    Usamos cookies para garantir melhor experiência em nosso site. Se você continuar a acessar nosso site, entenderemos que está de acordo.