LOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVG
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Política
    • Saúde
    • Justiça
    • Bahia
    • Brasil
    • Cultura
    • Papo OFF
    • Especiais
    • Rádio Peão
    • Últimas
    • Envie sua notícia

    Bahia reforça rede de saúde para atender vítimas de queimaduras no São João

    • Home
    • Últimas notícias
    • Bahia
    • Bahia reforça rede de saúde para atender vítimas de queimaduras no São João
    PorRaul Aguilar em18 de junho de 2025
    Share on WhatsAppShare on X (Twitter)Share on FacebookShare on TelegramShare on Email

    A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) reforçou as equipes de atendimento para o período de São João, principalmente nas três unidades que contam com Centro de Tratamento de Queimados (CTQ): o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), e o Hospital do Oeste, em Barreiras. A iniciativa integra o conjunto de ações que o Governo do Estado preparou para a área de saúde, com um investimento de R$ 13,1 milhões.

    As equipes foram ampliadas devido ao histórico de internações por queimaduras com fogos de artifício durante as festas juninas. Historicamente, o mês de junho é o que concentra mais ocorrências desse tipo. Ao longo de 2024, já foram registradas 75 internações, sendo 32% somente em junho. Em 2023, este mês concentrou 30% das 69 internações do ano.

    No HGE, as equipes já estão mobilizadas para as ocorrências relacionadas ao São João, além das demandas do dia a dia, como conferiu a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, que visitou a unidade na tarde desta quarta-feira (18). “Nosso compromisso com a vida e com o cuidado se fortalece ainda mais neste período, em que milhares de baianos e visitantes se reúnem para celebrar o São João. Com esta estrutura, garantimos acesso à saúde, promovemos a prevenção e acolhemos quem precisa”, afirmou a secretária.

    Destacando-se no cenário nacional, o CTQ do HGE é um dos mais bem equipados do país. O serviço, que ocupa um andar inteiro do HGE 2, conta com centro cirúrgico próprio, unidade de terapia intensiva (UTI) e leitos de enfermaria adulto e pediátrico. São cerca de 200 profissionais capacitados especificamente para o tratamento de queimaduras.

    “Temos no CTQ instalações modernas e profissionais preparados para oferecer assistência completa às pessoas vítimas de queimaduras que precisam ser internadas”, destaca o coordenador do CTQ do HGE, o médico Marcos Barroso. Segundo ele, o centro está pronto para atender casos de acidentes durante o São João, incluindo queimaduras provocadas por fogos. “Possuímos tecnologia avançada e profissionais especializados para garantir um atendimento eficiente e de alta qualidade”, pontua Barroso.

    Além do atendimento a queimados, o HGE também é referência para vítimas de explosão de bombas. Em 2024, foram 116 registros dessa ocorrência. Este ano, já são 24 casos. O cirurgião Marius Wert, coordenador do Serviço de Cirurgia de Mão do HGE, alerta para os riscos com esses artefatos. “As bombas devem ser acesas em uma superfície, sem segurá-las com as mãos. Os riscos são grandes e os acidentes muitas vezes deixam sequelas, podendo até causar amputação da mão”, alerta Wert.

    Cuidados

    O médico Marcos Barroso orienta que, em casos de queimadura, a única medida a ser adotada é lavar o local com água corrente e buscar um serviço de saúde. “Soluções caseiras não devem ser usadas de forma alguma. Passar produtos como manteiga, pasta de dente ou borra de café só agrava o ferimento”, afirma. Ele ainda recomenda que, caso a roupa fique grudada na pele, não se tente retirá-la. Segundo o médico, esse procedimento deve ser realizado na unidade de saúde.

    O tenente bombeiro militar Romualdo Costa Filho recomenda cautela com os fogos. “Na compra desses artefatos, é fundamental verificar se o fabricante está autorizado pelo Exército Brasileiro e se os produtos possuem selo de conformidade que ateste a qualidade e a segurança do material”, afirma. O tenente também alerta para o local de compra: “É importante adquirir em pontos de venda licenciados”.

    Ele ainda explica que, antes de soltar os fogos, é indispensável ler as instruções de uso e verificar a classificação de risco, principalmente quando destinados a crianças. “Na hora de soltar os fogos, escolha locais abertos e livres de obstáculos, mantendo distância de pessoas, edificações, veículos e vegetação”, orienta.

    Raul Aguilar
    Raul Aguilar

    Veja também

    10 de julho de 2025

    Representantes da Prefeitura de Simões Filho estreitam parceria técnica com a Defesa Civil de Salvador


    Quero ler
    Robinho

    Foto: Divulgação

    10 de julho de 2025

    Deputado Robinho sai em defesa de ACM Neto e provoca Lula e Jerônimo ao tratar das taxação dos EUA ao Brasil


    Quero ler
    10 de julho de 2025

    Monitoramento On-line da Sefaz-Ba avança e recupera R$ 68 milhões em impostos desde o início de 2024


    Quero ler

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2025 OffNews - Por dentro da notícia na Bahia e no Brasil. Todos os direitos reservados.
    Usamos cookies para garantir melhor experiência em nosso site. Se você continuar a acessar nosso site, entenderemos que está de acordo.