LOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVG
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Política
    • Saúde
    • Justiça
    • Bahia
    • Brasil
    • Cultura
    • Papo OFF
    • Especiais
    • Rádio Peão
    • Últimas
    • Envie sua notícia

    Após denunciar de vereador sobre portaria da educação, MP-BA se manifesta

    • Home
    • Últimas notícias
    • Bahia
    • Após denunciar de vereador sobre portaria da educação, MP-BA se manifesta
    PorRaul Aguilar em17 de junho de 2025
    Tinoco

    Foto: Reprodução

    Share on WhatsAppShare on X (Twitter)Share on FacebookShare on TelegramShare on Email

    Após denúncias apresentadas pelo vereador Claudio Tinoco (União Brasil), o Ministério Público da Bahia confirmou, em documento oficial, que a Portaria nº 190/2024 da Secretaria de Educação do Estado (SEC-BA), conhecida como a “portaria da aprovação automática”, apresenta falhas técnicas e está sob investigação por possível violação ao direito à educação dos estudantes da rede estadual.

    A apuração ocorre no âmbito do Inquérito Civil nº 003.9.53593/2024, instaurado após questionamentos encaminhados por Tinoco em fevereiro de 2024, nos quais o vereador denunciou a possível adoção de uma política de aprovação automática de estudantes, além da supressão da autonomia dos Conselhos de Classe nas decisões pedagógicas.

    O ofício encaminhado ao vereador pela Promotoria de Justiça de Educação da Capital, em resposta aos questionamentos, afirma que o Ministério Público reuniu documentos, realizou audiências com a Secretaria de Educação do Estado, o Conselho Estadual de Educação (CEE) e representantes da APLB, além de requisitar pareceres técnicos do corpo pedagógico do Estado. O relatório resultante aponta que há falhas técnicas na portaria e que ajustes estão sendo discutidos.

    “Essa não é uma briga política. É uma defesa clara e objetiva pela qualidade da educação pública e pelo respeito ao trabalho dos professores. O Ministério Público confirmou que a portaria tem problemas e nos convidou para uma reunião. Vamos continuar cobrando de perto, em defesa da educação dos nossos alunos, e esperamos ações efetivas do Governo do Estado para corrigir e garantir educação de qualidade aos nossos estudantes”, afirmou Tinoco.

    Entre os principais pontos, o MP destacou a necessidade de esclarecimentos sobre o Regime de Progressão Parcial e a interpretação do artigo 20 da portaria, considerado de redação ambígua.

    O parecer também indica que o modelo pode levar à flexibilização excessiva dos critérios de avaliação, ao permitir que estudantes sejam liberados de componentes curriculares ainda na primeira unidade letiva, que tem caráter apenas diagnóstico. O Ministério Público também chamou atenção para a falta de clareza no uso da plataforma digital Plural, a ausência de controle de frequência durante a progressão parcial e os impactos na regularização da vida escolar dos alunos.

    Tinoco reforça que continuará acompanhando o processo de perto. “É papel da Câmara Municipal e dos seus vereadores garantir que nenhuma medida prejudique a formação dos nossos jovens. Educação não é número de aprovação: é aprendizado real”, concluiu.

    O Ministério Público da Bahia informou ainda que o vereador será convidado para participar de uma reunião técnica com a Secretaria de Educação, a ser agendada nas próximas semanas.

    Tinoco, que provocou a investigação do MP sobre a medida, acompanhará os desdobramentos e defende que a audiência seja um passo importante para garantir mais transparência e responsabilidade no processo educacional da rede estadual.

    Raul Aguilar
    Raul Aguilar

    Veja também

    10 de julho de 2025

    Lauro de Freitas: Justiça aumenta multa para R$100 mil e determina bloqueio de contas de sindicato dos professores por manter greve ilegal


    Quero ler
    10 de julho de 2025

    Ivoneide Caetano diz que vaidade de Elinaldo motivou rompimento com Flávio Matos e deseja sorte ao comentar ida do adversário para base


    Quero ler
    10 de julho de 2025

    Loyola crava: “Lula vai chegar ainda mais forte em 2026; vamos mostrar quem está do lado do povo”


    Quero ler

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2025 OffNews - Por dentro da notícia na Bahia e no Brasil. Todos os direitos reservados.
    Usamos cookies para garantir melhor experiência em nosso site. Se você continuar a acessar nosso site, entenderemos que está de acordo.