LOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVG
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Política
    • Saúde
    • Justiça
    • Bahia
    • Brasil
    • Cultura
    • Papo OFF
    • Especiais
    • Rádio Peão
    • Últimas
    • Envie sua notícia

    Castração de cães e gatos são iniciadas em Camaçari

    • Home
    • Últimas notícias
    • Bahia
    • Castração de cães e gatos são iniciadas em Camaçari
    PorRaul Aguilar em11 de junho de 2025
    Share on WhatsAppShare on X (Twitter)Share on FacebookShare on TelegramShare on Email

    A Secretaria de Saúde de Camaçari (Sesau) deu início às castrações de cães e gatos no município. Nesta terça-feira (10), foram realizados nove procedimentos, sendo quatro em cães e cinco em gatos.

    A Coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Raquel Wojtysiak, ressaltou a importância da ação para a saúde pública. “É um dia muito feliz. A castração é uma ação fundamental para o controle populacional de animais, impactando diretamente na redução de doenças zoonóticas”, afirmou.

    Antes da cirurgia, todos os animais passaram por exames de triagem, realizados na semana anterior, que incluíram hemograma para garantir a segurança e o bem-estar dos pets.
    No dia do procedimento, foi explicado aos tutores todo o processo pós-cirúrgico, incluindo os cuidados necessários e a administração de medicações, além de esclarecimento de dúvidas, garantindo a tranquilidade de todos os envolvidos.

    Entre os tutores, a enfermeira Grazielle Torres, 31 anos, destacou a facilidade de ver o pet participar do processo. “Fiz a inscrição online e foi bem simples. É muito importante esse olhar de cuidado e carinho de toda a equipe envolvida. A castração do meu cachorro Jake, de 1 ano e 3 meses, vai trazer mais tranquilidade para mim e minha família”, disse a moradora do bairro Lama Preta.

    Adalberto Santana, 53 anos, tutor da gata Yasmin, de 1 ano e 6 meses, também aprovou a iniciativa. “Me cadastrei na unidade de saúde de referência e todo o processo foi rápido e sem dificuldades. É ótimo que esse serviço seja gratuito, facilitando o acesso das pessoas”, comentou o aposentado, morador da Acajutiba.

    Para garantir a transparência e o controle da ação, todo o processo de castração é acompanhado por uma comissão formada por profissionais da Diretoria de Vigilância em Saúde (Divisa). A comissão supervisiona desde a inscrição dos interessados até a execução das cirurgias, assegurando a lisura do processo.

    Na lista dos critérios atribuídos para castração dos pets, constam: o animal precisa ter entre 6 meses e 5 anos de idade; fêmeas paridas só podem ser castradas após o desmame; não podem ser castrados animais doentes ou com infecção de pulgas e/ou carrapatos; os animais de raças braquicefálicas (de focinho achatado ou curto), como os Pug, Bulldog Inglês, Bulldog Francês, Boston Terrier, Pequinês, Boxer, Dogue de Bordeaux, Shih Tzu, Cane Corso, Chihuahua, Chow Chow, Lhasa Apso e Shar Pei, não entram na lista de beneficiados.

    Já no caso de felinos, não são contempladas as raças Persa e outras raças exóticas, além das que possuírem predisposição a um maior risco cirúrgico devido à sensibilidade anestésica, a exemplo dos cães das raças Yorkshire Terrier, Lulu da Pomerânia e Husky Siberiano.

    Cadastro

    As inscrições para a castração podem ser feitas de maneira online, por meio do endereço eletrônico disponível neste link. De forma presencial, o cadastro ocorre às sextas-feiras, nos seguintes locais: Unidades de Saúde da Família (USFs) Camaçari de Dentro; Gleba B; Parafuso; Machadinho; Parque das Mangabas; Nova Aliança; Piaçaveira; Burissatuba; Ponto Certo; Verde Horizonte I e II; Nova Vitória; e Novo Horizonte; além da Unidade Básica de Saúde (UBS) Gleba E; e das Associações do Parque Verde e de Massaranduba.

    Na orla, o serviço de cadastro acontece na UBS Vila de Abrantes; e nas USFs Arembepe; Barra do Jacuípe; Monte Gordo; Catu de Abrantes, Areias, Pé de Areia, Fonte das Águas, Caminho do Mar, Cachoeirinha e Barra do Pojuca. Cada tutor pode cadastrar cinco animais por mês.

    No momento do cadastro, devem ser apresentados documentos específicos, sendo a documentação do tutor: documento oficial com foto – RG, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); CPF; cartão do SUS vinculado ao município de Camaçari; comprovante de endereço do tutor; e, se houver, documento de identificação e comprovante de inscrição no CadÚnico.

    Já do animal, deve ser apresentado: cartão de vacinação antirrábica, com vacina antirrábica aplicada há mais de dez dias e menos de um ano (caso a vacinação tenha sido realizada em estabelecimento particular, a carteira de vacinação deve estar assinada e carimbada por profissional médico veterinário); resultado negativo de exame para Leishmaniose Visceral Canina (Calazar), datado de até 6 seis meses (apenas para caninos).

    A instrução normativa n.º 001/2025, que disciplina os procedimentos administrativos referentes ao cadastramento de animais para castrações cirúrgicas em fêmeas e machos das espécies canina e felina, publicada no Diário Oficial do Município (DOM), edição n.° 2.617/2025, pode ser conferida na íntegra aqui.

    Foto: Juliano Sarraf e Everaldo Paixão

    Raul Aguilar
    Raul Aguilar

    Veja também

    22 de junho de 2025

    Camaforró 2025 bate recorde de público com 80 mil pessoas na noite deste sábado


    Quero ler
    22 de junho de 2025

    Indicações travadas: Lula negocia com Alcolumbre fim de impasse sobre agências


    Quero ler
    22 de junho de 2025

    Vice-Governador prestigia os festejos juninos em Santo Antônio de Jesus e destaca as ações do Governo da Bahia


    Quero ler

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2025 OffNews - Por dentro da notícia na Bahia e no Brasil. Todos os direitos reservados.
    Usamos cookies para garantir melhor experiência em nosso site. Se você continuar a acessar nosso site, entenderemos que está de acordo.OkPolítica de Privacidade