O advogado Breno Valadares, presidente da comissão de Processo Legislativo da OAB-Bahia, destacou, durante entrevista no 1° Encontro de Comunicação Legislativa da Bahia, nesta quarta-feira (11), a importância da comunicação clara e transparente dos processos legais para promoção da cidadania.
“Um encontro extraordinário haja vista a importância do tema comunicação legislativa, que é um tema fundamental, não só para os operadores do direito, não só para os fazedores de lei, deputados vereadores, mas eu ressalto, importante para você que é estudante de comunicação, jornalista, comunicólogo, essa é uma coisa fundamental”, destacou Breno Valadares.
“Porque se a gente quer hoje reverberar o que acontece no parlamento com qualidade e conteúdo, a gente precisa entender um pouco sobre a ter sensibilidade e conteúdo para o jornalista ser uma ponte entre os ‘juridiquês’ e a linguagem simples é que a população precisa ter”, apontou o advogado presidente da Comissão de Processo Legislativo.
Ele apontou que as casas legislativas tem obrigação de promover uma comunicação mais transparente do “fazer da lei, para os cidadãos.
“O presidente de Câmara tem que estar sensível a essa demanda, porque não só a comunicação institucional feita pela própria Câmara, mas a comunicação feita pelos mandatos. A Câmara hoje, ela dispõe de poucos recursos e os vereadores também dispõe de poucos recursos”, ponderou Breno Valadares.
“E a Câmara, ela é a união desses vereadores e ela pode traduzir, unir esse recurso para possibilitar ao vereador que ele tenha um contato melhor com a população. Ou seja, ao invés de você fazer campanha durante 45 dias, você pode fazer campanha durante quatro anos usando a comunicação institucional da Câmara e usando seus projetos de lei, aquilo que você faz para benefício da população”, destacou Valadares.