LOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVG
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Política
    • Saúde
    • Justiça
    • Bahia
    • Brasil
    • Cultura
    • Papo OFF
    • Especiais
    • Rádio Peão
    • Últimas
    • Envie sua notícia

    Presidente da CBPM, Carballal elogia prefeito de Belmonte após atuação para destravar investimento bilionário e critica atuação da Coelba

    • Home
    • Últimas notícias
    • Bahia
    • Presidente da CBPM, Carballal elogia prefeito de Belmonte após atuação para destravar investimento bilionário e critica atuação da Coelba
    PorRaul Aguilar em9 de junho de 2025
    Share on WhatsAppShare on X (Twitter)Share on FacebookShare on TelegramShare on Email

    O presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Henrique Carballal, elogiou o prefeito de Belmonte, Iêdo José Menezes, e teceu críticas contra a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba).

    A fala aconteceu nesta segunda-feira (9), durante apresentação de projeto voltado à transição energética em evento na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).

    “Hoje pode ser um dia histórico para o município de Belmonte, para o estado da Bahia. Parece que hoje, o presidente da Câmara de Belmonte irá apreciar o projeto de doação do terreno para a empresa Homerun Brasil. Aprovando hoje, a partir de amanhã, dependendo do contrato que a empresa tenha com a empreiteira, a obra começa”, disse Carballal.

    “Ou seja, a gente de fato tem um cronograma para que daqui a dois anos e meio, no máximo, nós tenhamos essa indústria funcionando. Eu queria pedir uma salva de palmas para o prefeito da cidade, pela capacidade, competência, sensibilidade, honradez e compromisso público de entender que o que era patrimônio valor deveria ficar lá, com o seu povo”, seguiu.

    O presidente da CBPM destacou: “Com muito esforço e rapidez, reparem, estamos há um ano lutando para ter um terreno para instalar uma indústria no estado da Bahia e ele, em dois meses, resolveu essa questão”.

    Na oportunidade, Carballal criticou a Coelba. “Mas eu tinha um problema: a infraestrutura. Como que eu vou instalar uma indústria? A indústria precisa de energia para funcionar. “Queria aproveitar aqui a FIEB, pedir mais uma vez o seu apoio, do presidente Carlos Henrique, porque a Coelba nos atrapalha muito. O governo da Bahia já apresentou algumas críticas sobre isso, mas acho que a sociedade baiana tem que discutir de forma plena essa questão das privatizações dos setores estratégicos. A gente precisa discutir isso”, completou.

    Transição energética

    Idealizadora do projeto “Brasil Transparente”, desenvolvido em parceria com a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), a empresa Homerun Brasil foi apresentada às indústrias, nesta segunda-feira (9), em evento realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), em Salvador. Diretamente voltado à transição energética, o projeto representa um investimento de R$ 1,8 bilhão no estado da Bahia.

    O grande destaque do projeto é a construção da primeira fábrica de vidro solar fora da China no município de Belmonte, região sul da Bahia. O empreendimento será dedicado à produção de painéis fotovoltaicos de alta performance, a partir da sílica de elevada pureza encontrada exclusivamente em território baiano. A unidade fabril utilizará tecnologia de ponta e integrará a cadeia de produção de energia limpa, posicionando o estado da Bahia como um protagonista global na indústria fotovoltaica.

    Para o presidente da CBPM, Henrique Carballal, o projeto representa o rompimento de uma lógica colonialista à qual o Brasil foi submetido ao longo do seu processo histórico. “Nós estamos montando aqui na Bahia, pela primeira vez na história, uma mina que gera uma commodity a ser processada com altíssima tecnologia, com a cadeia totalmente verticalizada no município de Belmonte, que é esse vidro solar”, ressaltou.

    Protagonismo global

    A Homerun Brasil terá a missão de construir e operar a planta industrial, cuja produção alimentará diretamente a cadeia global de energia solar. O diretor-presidente da empresa canadense, Antonio Vitor, destacou o potencial da matéria-prima a ser utiliza neste processo: a areia silicosa presente em área da CBPM, no distrito de Santa Maria Eterna, em Belmonte.

    “A Bahia tem a única sílica com essa qualidade de pureza no mundo. Nenhum outro canto do planeta, até esse momento, tem a mesma sílica. Essa sílica transformada em vidro solar vai capacitar a absorção da luz nesses painéis fotovoltaicos”, destacou.

    “Com essa tecnologia, as placas solares poderão gerar até o dobro da energia em relação às atuais. A Bahia se colocará na posição do segundo local no mundo que fabricará vidro de painel solar”, emendou Antonio Vitor.

    Sustentabilidade e inclusão

    O projeto contempla, ainda, ações voltadas à sustentabilidade, como o uso de energia limpa, reaproveitamento de água, minimização de resíduos e a criação de um fundo de educação voltado à qualificação e inclusão produtiva da população local.

    Com essa iniciativa, a Bahia avança significativamente rumo a uma economia mais verde, inovadora e inclusiva, reafirmando seu protagonismo na transição energética e no desenvolvimento de uma indústria nacional de base tecnológica e ambientalmente responsável.

    Raul Aguilar
    Raul Aguilar

    Veja também

    22 de junho de 2025

    Camaforró 2025 bate recorde de público com 80 mil pessoas na noite deste sábado


    Quero ler
    22 de junho de 2025

    Indicações travadas: Lula negocia com Alcolumbre fim de impasse sobre agências


    Quero ler
    22 de junho de 2025

    Vice-Governador prestigia os festejos juninos em Santo Antônio de Jesus e destaca as ações do Governo da Bahia


    Quero ler

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2025 OffNews - Por dentro da notícia na Bahia e no Brasil. Todos os direitos reservados.
    Usamos cookies para garantir melhor experiência em nosso site. Se você continuar a acessar nosso site, entenderemos que está de acordo.OkPolítica de Privacidade