LOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVG
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Política
    • Saúde
    • Justiça
    • Bahia
    • Brasil
    • Cultura
    • Papo OFF
    • Especiais
    • Rádio Peão
    • Últimas
    • Envie sua notícia

    Programa que oferece isenção de IPTU e da Taxa de Lixo a terreiros já beneficia 238 imóveis em Salvador

    • Home
    • Últimas notícias
    • Bahia
    • Programa que oferece isenção de IPTU e da Taxa de Lixo a terreiros já beneficia 238 imóveis em Salvador
    PorRaul Aguilar em6 de junho de 2025
    Share on WhatsAppShare on X (Twitter)Share on FacebookShare on TelegramShare on Email

    O Programa Municipal de Apoio aos Povos e Comunidades de Terreiro segue avançando em Salvador e, em 2025, já alcançou a marca de 238 imóveis beneficiados com a isenção do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) e da TRSD (Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos Domiciliares). A iniciativa também concede o perdão das dívidas acumuladas do imposto em anos anteriores.

    Lançado em 21 de janeiro de 2016, o programa tem como objetivo reconhecer a importância histórica, cultural e social dos terreiros, promovendo dignidade e respeito às tradições religiosas de matriz africana. As entidades interessadas em regularizar a situação cadastral e obter o benefício devem comparecer à Secretaria Municipal da Reparação, localizada no Edifício Nossa Senhora da Ajuda, na Rua do Tesouro, ou atualizar por meio do site www.terreiro.salvador.ba.gov.br/cadastro.php.

    A vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, ressaltou o impacto da medida na valorização da cultura afro-brasileira. “Essa medida representa o reconhecimento institucional à relevância histórica e cultural dos povos de terreiro para Salvador. Ao garantir o direito da isenção do IPTU e da Taxa de Lixo, a nossa gestão fortalece a preservação da cultura afro-brasileira, que é um dos pilares da nossa identidade. É também uma medida de justiça e reparação, pois reconhece o valor dessas comunidades na construção da nossa memória, resistência e história. Salvador é a capital da cultura afrodescendente nas Américas, e iniciativas como essa reafirmam o nosso compromisso em proteger e valorizar esse legado.”

    Já a secretária municipal da Fazenda, Giovanna Victer, destaca a relevância da política de isenção e remissão dos débitos antigos como ferramenta de valorização das religiões de matriz africana. “Essa iniciativa não é apenas um benefício tributário. É o reconhecimento de um direito e um gesto de reparação histórica com comunidades que têm um papel fundamental na preservação da cultura afro-brasileira e na construção da nossa identidade”, afirma.

    A ampliação do programa resulta da atuação direta da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Reparação (Semur) e do Conselho Municipal das Comunidades Negras (CMCN). As instituições mantêm um diálogo contínuo com líderes religiosos e entidades para estimular a adesão ao cadastro e garantir o acesso aos benefícios fiscais.

    A secretária da Reparação, Isaura Genoveva, destaca a importância do programa para os terreiros de candomblé na cidade. Ela afirma que a medida representa um “reconhecimento das comunidades e povos de terreiros”, permitindo que essas instituições, sem fins lucrativos e de caráter religioso, possam usufruir dos mesmos benefícios fiscais concedidos a outras entidades religiosas. Além disso, Isaura ressaltou que a isenção tem caráter retroativo, perdoando débitos do IPTU acumulados ao longo dos anos, o que configura uma ação reparadora significativa para a preservação e o fortalecimento da cultura afro-brasileira em Salvador.

    É importante lembrar que a política de isenção do IPTU e da TRSD para terreiros religiosos começou a ser implementada na década passada, com a publicação de um decreto municipal que passou a reconhecer oficialmente as formas de organização dos povos e comunidades de terreiro para fins jurídicos, administrativos e sociais. À época, os templos também foram beneficiados com o perdão de débitos de anos anteriores.

    Documentação – Para se inscrever, o representante legal da casa religiosa deve apresentar RG e CPF do líder espiritual, comprovante de endereço do terreiro, documento que comprove a propriedade do imóvel e o boleto do IPTU mais recente.

    Foto: Valter Pontes / Secom PMS

    Raul Aguilar
    Raul Aguilar

    Veja também

    Prefeitura Salvador

    Foto: Divulgação

    13 de junho de 2025

    Prefeitura e Sindseps assinam acordo para fim da greve dos servidores municipais


    Quero ler
    13 de junho de 2025

    Sandro Régis mostra preocupação com decisão do DNIT de não abrir cancelas de pedágio no São João


    Quero ler
    13 de junho de 2025

    Bolsonaro volta criticar inquérito do Golpe do STF após revista Veja apontar contradições no depoimento de Mauro Cid


    Quero ler

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2025 OffNews - Por dentro da notícia na Bahia e no Brasil. Todos os direitos reservados.
    Usamos cookies para garantir melhor experiência em nosso site. Se você continuar a acessar nosso site, entenderemos que está de acordo.OkPolítica de Privacidade