LOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVG
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Política
    • Saúde
    • Justiça
    • Bahia
    • Brasil
    • Cultura
    • Papo OFF
    • Especiais
    • Rádio Peão
    • Últimas
    • Envie sua notícia

    Ex-Bope, Rodrigo Pimentel elogia Marcelo Werner, PM e PC da Bahia e alerta sobre CV: “facções não querem só vender drogas, querem território e impõem terror”

    • Home
    • Últimas notícias
    • Bahia
    • Ex-Bope, Rodrigo Pimentel elogia Marcelo Werner, PM e PC da Bahia e alerta sobre CV: “facções não querem só vender drogas, querem território e impõem terror”
    PorRaul Aguilar em6 de junho de 2025
    Share on WhatsAppShare on X (Twitter)Share on FacebookShare on TelegramShare on Email

    O ex-capitão do Bope, Rodrigo Pimentel apontou, durante participação no SOS Bahia, promovido pela Fundação Índigo nesta quinta-feira (5), em Salvador, que o Comando Vermelho, facção carioca que se instalou na Bahia, atua não somente com o trágico de drogas, mas sobretudo com o controle territorial.

    Pimentel destacou o trabalho de Marcelo Werner, secretário da segurança pública no Estado, bem como das polícias Civil e Militar.

    “Eu sou admirador da Polícia Militar da Bahia e da Polícia Civil da Bahia e a gente tem acompanhado os números de prisões e também de mortes e enfrentamentos, e a gente sabe que a polícia está trabalhando como nunca. Então deixar claro que a Polícia Militar e a Polícia Civil são executores de políticas de segurança pública”, destacou Pimentel.

    “Eu digo que vai virar o Rio de Janeiro de uma questão de única possibilidade, a questão de domínio territorial. E o que eu vi no Rio de Janeiro, que o Rio de Janeiro infelizmente exporta esse modelo para o Brasil”, aponta o ex-Bope.

    “O que eu vi no Rio de Janeiro é que as facções preferem dominar territórios a simplesmente vender drogas. E a dominação territorial é simbolizada através de uma barricada. Então, quando eu comecei a receber imagens de barricadas na Bahia, eu sei que a Polícia Militar está atuando com muita velocidade para retirar essas barricadas, eu percebo claramente que a Bahia está se tornando o Rio de Janeiro”, alertou o policial.

    “O modo desoperante é exatamente igual. Domínio territorial e a imposição do terror. O bandido não quer só o dinheiro do comércio, das drogas. Ele quer firmar no território através do medo e do pânico. No momento exato que o governo federal banca a ideia de não considerar as facções organizações terroristas uma baita de uma responsabilidade a própria exemplificação da palavra terrorismo é medo e pânico é o que o Comando Vermelho está fazendo aqui, é o que o BDM está fazendo aqui é o que o PCC está fazendo aqui então a minha ideia disso aqui virar o Rio de Janeiro é justamente em função da ocupação e domínio territorial”, ressaltou o ex-Bope.

    Pimentel também criticou a postura do governo federal ao não classificar as facções como organizações terroristas: “Isso é um erro grave. Quando se assassina um motorista de aplicativo, se degola a vítima e se envia vídeos às famílias, o objetivo não é o dinheiro, é o terror. E o terror é uma ferramenta política, de controle, exatamente como fazem os grupos extremistas mundo afora”.

    Ele reconheceu o esforço da Polícia Militar baiana em retirar barricadas e tentar frear o avanço das facções, mas reforçou que isso exige uma estratégia nacional coesa. “A PM e a Polícia Civil executam políticas. Mas se a política pública não reconhece a dimensão do problema, não há efetividade.”

    “A barricada é o marco físico da presença do poder paralelo. Quando vejo imagens disso na Bahia, percebo que o estado está entrando numa fase muito perigosa, em que o crime não só quer lucrar, mas mandar”, pontuou Pimentel.

    Raul Aguilar
    Raul Aguilar

    Veja também

    22 de junho de 2025

    Camaforró 2025 bate recorde de público com 80 mil pessoas na noite deste sábado


    Quero ler
    22 de junho de 2025

    Indicações travadas: Lula negocia com Alcolumbre fim de impasse sobre agências


    Quero ler
    22 de junho de 2025

    Vice-Governador prestigia os festejos juninos em Santo Antônio de Jesus e destaca as ações do Governo da Bahia


    Quero ler

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2025 OffNews - Por dentro da notícia na Bahia e no Brasil. Todos os direitos reservados.
    Usamos cookies para garantir melhor experiência em nosso site. Se você continuar a acessar nosso site, entenderemos que está de acordo.OkPolítica de Privacidade