A coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos da Codesal, Gabriela Morais, deu sequência, hoje(05/06), a série de reuniões para a elaboração do Painel de Iniciativas, Indicadores e Metas Institucionais do órgão a serem inclusos no Planejamento Estratégico de Salvador 2025 – 2028, documento a ser consolidado pela Casa Civil da Prefeitura.
A reunião serviu para a coleta de sugestões voltadas à criação de um plano de reestruturação da Codesal com foco no fortalecimento das ações e na cristalização da cultura de proteção e defesa civil. Entre as questões discutidas, o fortalecimento das ações de prevenção do órgão, a exemplo de formação de Núcleos Comunitários, aplicação de geomantas, monitoramento climático, Plano de Ações Estruturais, atualização dos planos de contingência, entre outros. Foram ainda discutidas metas de modernização do parque tecnológico do Cemadec, voltadas a monitoração do calor e do nível do mar, e das atividades educativas com foco qualitativo em prevenção.
“Diante dos desafios apresentados pelas mudanças climáticas, se faz necessário a ampliação da capilaridade da Defesa Civil, metas a serem agregadas ao Planejamento Estratégico do município, o principal instrumento de gestão da Prefeitura de Salvador, cujo monitoramento constante é fundamental para o alcance das metas”, afirmou Sosthenes Macêdo. “Trata-se de um momento importante para todos nós gestores discutirmos, de forma articulada, os ajustes necessários de acordo com a realidade atual”, disse Gabriela Morais.
Participaram do encontro o diretor-geral da Defesa Civil da Defesa de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, o coordenador de Contingências, Francisco Costa Júnior, a coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos, Gabriela Morais, a subcoordenadora de Áreas de Risco, Rita Moraes, a subcoordenadora do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil, Alana Matos, a chefe do Setor de Alertas e Alarme, Carla Viana e Mateus Franco, do Núcleo de Execução Orçamentária e Financeira.
ASCOM – CODESAL
05/06/2025