LOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVG
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Política
    • Saúde
    • Justiça
    • Bahia
    • Brasil
    • Cultura
    • Papo OFF
    • Especiais
    • Rádio Peão
    • Últimas
    • Envie sua notícia

    Bruno Reis critica governo do estado por crise de violência na Bahia e defende mudança: “Problema afeta toda a sociedade”

    • Home
    • Últimas notícias
    • Bahia
    • Bruno Reis critica governo do estado por crise de violência na Bahia e defende mudança: “Problema afeta toda a sociedade”
    PorRaul Aguilar em5 de junho de 2025
    Share on WhatsAppShare on X (Twitter)Share on FacebookShare on TelegramShare on Email

    Fotos: Divulgação

    O prefeito de Salvador, Bruno Reis, destacou a gravidade da crise de violência da Bahia durante sua participação no evento “SOS Bahia – Caminhos para mudar a segurança pública do nosso estado”, realizado nesta quinta-feira (5), no Hotel Fiesta, em Salvador. O encontro reuniu lideranças políticas e especialistas na área para discutir propostas frente ao avanço da violência que assola o estado, que lidera o ranking nacional de homicídios.

    Bruno Reis lamentou a realidade imposta à população, especialmente aos mais pobres, vítimas diretas da escalada da criminalidade. “O problema da segurança hoje afeta toda a sociedade, e em especial as pessoas mais pobres. É comum, virou uma rotina. Todos os dias aqui em Salvador, as brigas das facções impedem que o transporte público funcione, que as escolas funcionem, que os postos de saúde possam abrir nos bairros”, afirmou o prefeito, destacando que até obras públicas têm sido obrigadas a pagar “pedágio” para seguir adiante.

    Participam do evento o ex-capitão do BOPE e especialista em segurança, Rodrigo Pimentel, o comentarista político Caio Coppolla, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, o deputado federal Capitão Alden, o presidente estadual do União Brasil, Paulo Azi, além do ex-prefeito de Salvador e vice-presidente do União Brasil, ACM Neto.

    Bruno citou estudo divulgado por uma instituição mexicana que colocou Salvador e Feira de Santana entre as cidades mais violentas do mundo, como reflexo do colapso da segurança. “É nesse cenário que nós, prefeitos, temos que governar a nossa cidade”, disse. Segundo ele, a atuação dos gestores municipais, antes limitada a ações transversais como investimentos em educação, cultura, esporte e iluminação pública, agora tem extrapolado suas obrigações legais.

    “Foi-se o tempo que essa era a contribuição do prefeito. Nesse novo contexto, a gente precisa assumir mais atribuições. E é o que nós estamos fazendo aqui em Salvador”, relatou, citando medidas como o concurso para a Guarda Municipal, implantação de câmeras de reconhecimento facial, ronda escolar e até mesmo a participação em operações conjuntas com as polícias civil e militar. “Semana passada teve um conflito das facções em Valéria, e estava lá a guarda municipal ao lado da polícia. E eu quero deixar aqui um questionamento: é esse o papel da guarda?”, provocou.

    O prefeito lembrou que a segurança pública é atribuição constitucional do Estado e criticou a ausência de resposta por parte do governo baiano. “Nós prefeitos não temos know-how, expertise e força de segurança para combater o tráfico, as facções e o tráfico de armas. A nossa Guarda Municipal não tem estrutura para isso”, afirmou.

    Bruno anunciou que prefeitos participarão de audiência na terça-feira em Brasília, na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, para debater a PEC da Segurança. Os governadores também foram convidados. Bruno criticou o governador Jerônimo Rodrigues por não confirmar presença. “Infelizmente o governador da Bahia, o ‘Fujão’, foi convidado e até agora não confirmou se vai ou não”, alfinetou.

    Por fim, o prefeito citou o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, como exemplo de gestão eficiente na área. “Que o exemplo do governador Ronaldo Caiado, que praticamente transformou o Estado de Goiás em segurança plena, possa ser esse o futuro da Bahia que a gente espera, em especial a partir de 2026, quando nós vamos mudar o rumo desse estado, trazendo segurança e tranquilidade para a população, para que o ladrão possa estar preso e não a população. A população possa estar na rua curtindo a nossa cidade.”

    Raul Aguilar
    Raul Aguilar

    Veja também

    Lula Jerônimo

    Foto: Divulgação

    23 de junho de 2025

    Lula confirma presença no 2 de Julho na Bahia em meio a agenda de viagens pelo país


    Quero ler
    23 de junho de 2025

    Ministério Turismo promete regulamentação de viagens de balão após acidente com mortos em Santa Catarina


    Quero ler
    23 de junho de 2025

    Em Muritiba, governador Jerônimo Rodrigues acompanha forró em homenagem a profissionais da limpeza pública


    Quero ler

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2025 OffNews - Por dentro da notícia na Bahia e no Brasil. Todos os direitos reservados.
    Usamos cookies para garantir melhor experiência em nosso site. Se você continuar a acessar nosso site, entenderemos que está de acordo.OkPolítica de Privacidade