LOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVG
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Política
    • Saúde
    • Justiça
    • Bahia
    • Brasil
    • Cultura
    • Papo OFF
    • Especiais
    • Rádio Peão
    • Últimas
    • Envie sua notícia

    Aladilce pede ao MPE que promova audiência públicasobre o sistema ambiental de Salvador

    • Home
    • Últimas notícias
    • Bahia
    • Aladilce pede ao MPE que promova audiência públicasobre o sistema ambiental de Salvador
    PorRaul Aguilar em5 de junho de 2025
    Share on WhatsAppShare on X (Twitter)Share on FacebookShare on TelegramShare on Email

    Sessão da Câmara pelo Dia do Meio Ambiente reuniu vereadores e a sociedade civil_

    Entre as recomendações da sessão solene da Câmara de Salvador pelo Dia do Meio Ambiente, realizada na manhã desta quinta-feira (5) no auditório do Centro de Cultura, a vereadora Aladilce Souza (PCdoB) pediu que o Ministério Público do Estado, representado no evento pela promotora Cristina Seixas, promova uma ampla audiência pública para discutir, com a sociedade civil, o sistema ambiental de Salvador. O debate, segundo ela, é imprescindível para preparar a cidade para a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, incluindo a legislação que regulamenta o PDDU e a inoperância, há 8 anos, do Conselho Municipal de Meio Ambiente, que deveria atuar nas concessões de alvarás e licenças ambientais.

    A sessão foi aberta pelo vereador Paulo Magalhães (União), presidente da Comissão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, que destacou o protagonismo do colegiado no processo de revisão do PDDU. Ele passou a presidência a Aladilce, líder da Bancada da Oposição. Ela chamou atenção para a importância dos movimentos socioambientais estarem atuando em rede, citando como exemplos o Fórum A Cidade Também é Nossa e o grupo SOS Áreas Verdes, presentes ao debate.

    Participaram da mesa também os vereadores Randerson Leal (Podemos), Eliete Paraguassu (PSOL) e Sílvio Umberto (PSB), além de Marcele do Valle, do Instituto Búzios, e Cláudio Mascarenhas, do Fórum.

    Dia de luta e luto

    Vários oradores da sessão frisaram que o Dia do Meio Ambiente, diante de tantos retrocessos na política ambiental, é uma data de luta e não de comemoração. A promotora Cristina Seixas citou o PL 2159/2021, aprovado no Senado, que flexibiliza a legislação sobretudo na área de licenciamentos ambientais: “Esse PL demonstra como há uma irresponsabilidade do poder político em tratar a questão ambiental”. Ela enfatizou também a falta de transparência, a dificuldade enfrentada para conseguir respostas da administração municipal a solicitações de informações sobre licenças ambientais.

    Para Marcele do Valle, a data, além de ser de luta, é também de luto: “Luto pelos refugiados ambientais, humanos, não humanos e além humanos. Neste momento, em Salvador, estamos em luto pela Mata Atlântica em São Rafael, onde muitas árvores tombaram”. Ela recomendou uma auditoria nas licenças ambientais emitidas pela prefeitura e uma discussão sobre o PDDU com as comunidades, “para que as pessoas entendam, de fato, de que forma o Plano vai impactar a vida delas”. O Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças do Clima de Salvador (PMAMC), segundo Marcele, está pronto, em tramitação na Câmara, mas nunca saiu do papel por falta de decisão política.

    O PDDU também foi tema da fala de Cláudio Mascarenhas, destacando a importância do debate público envolver a legislação que define o planejamento da cidade, como a Lei de Ordenamento do Uso do Solo e a necessidade do controle social. Os vereadores parabenizaram a sociedade civil representada no evento pela disponibilidade para discutir a cidade que desejam para as futuras gerações e denunciaram, entre outras coisas, o racismo ambiental que segrega as populações dos bairros periféricos.

    Entre as entidades e movimentos presentes à sessão solene, o Instituto dos Arquitetos da Bahia, O Coletivo Stella Maris, o Iamba – Instituto de Ação Ambiental da Bahia, a Federação de Associações de Bairros e a Cajaverde – Organização Ambiental, Esportiva e Cultural. A vereadora Marta Rodrigues (PT) enviou representante por estar participando de outro evento pela data.

    Raul Aguilar
    Raul Aguilar

    Veja também

    14 de junho de 2025

    Jaques Wagner reafirma confiança na manutenção da aliança PT-PSD:” nosso time político vai se manter, eu não tenho dúvidas; em 2026 mas vamos para cima pra ganhar de novo”


    Quero ler
    14 de junho de 2025

    Defesa Civil aciona evento teste do sistema Cell Broadcast – Defesa Civil Alerta


    Quero ler
    14 de junho de 2025

    Governo do Estado fortalece educação e segurança em Apuarema com entrega de equipamentos


    Quero ler

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2025 OffNews - Por dentro da notícia na Bahia e no Brasil. Todos os direitos reservados.
    Usamos cookies para garantir melhor experiência em nosso site. Se você continuar a acessar nosso site, entenderemos que está de acordo.OkPolítica de Privacidade