O presidente da Câmara Municipal de Salvador (CMS), vereador Carlos Muniz (PSDB), apontou, ao OFF News, que espera que o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) chegue à Casa pelo menos até o final de 2025.
Segundo ele, o Executivo está fazendo um estudo do documento.
“Depois disso, ele irá idealizar o projeto. Quando o projeto vier para a Câmara, eu tenho certeza que haverá várias modificações, porque nós vamos fazer audiências públicas e ouvir a população como todo. E as ideias que nós, vereadores, acharmos viáveis para o PDDU, vamos colocar em prática e eu tenho certeza que haverá muitas mudanças, mas é algo que nós estamos esperando com calma”, pontuou Muniz.
Na oportunidade, Muniz disse que o prefeito Bruno Reis (União Brasil) acha que “está tudo no lugar e que não precisa de tanta rapidez para que as coisas sejam mudadas”. O presidente da CMS estimou um prazo para o PDDU ser enviado.
“Espero que chegue, pelo menos, até o final do ano, para que nós possamos, até o meado do ano que vem votarmos o PDDU com a certeza de que o povo de Salvador será ouvido, que todas as audiências públicas serão realizadas. [Serão], no mínimo, 20 audiências públicas, 10 realizadas nas sedes das Prefeituras-bairro e 10 por indicações de vereadores. Nós vamos ouvir a população, tudo aquilo que for indicado por ela e que os vereadores acharem que vai beneficiar a população como um todo, nós iremos colocar em prática”, completou.
PDDU
Bruno Reis publicou a criação do Grupo de Trabalho (GT) para a revisão da proposta e do Ordenamento do Uso e da Ocupação do Solo do Município de Salvador (LOUOS), em novembro do ano passado. O ato é um dos primeiros passos para a construção do PDDU.
O grupo é composto por 11 pessoas, e será capitaneado pela servidora da Secretaria estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Neilia Maria Fernandes Souza.