LOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVG
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Política
    • Saúde
    • Justiça
    • Bahia
    • Brasil
    • Cultura
    • Papo OFF
    • Especiais
    • Rádio Peão
    • Últimas
    • Envie sua notícia

    Salvador renova compromisso com o programa Cidades Sustentáveis e apresenta avanços na área durante encontro

    • Home
    • Últimas notícias
    • Bahia
    • Salvador renova compromisso com o programa Cidades Sustentáveis e apresenta avanços na área durante encontro
    PorRaul Aguilar em2 de junho de 2025
    Share on WhatsAppShare on X (Twitter)Share on FacebookShare on TelegramShare on Email

    Fotos: Betto Jr./ Secom PMS
    Reportagem: Gilvan Santos e Thiago Souza/ Secom PMS

    Na Semana do Meio Ambiente, Salvador renovou, nesta segunda-feira (2), sua participação no Programa Cidades Sustentáveis (PCS), iniciativa que incorpora sustentabilidade urbana nos âmbitos social, ambiental, econômico, político e cultural junto ao planejamento municipal. O prefeito Bruno Reis assinou o documento durante a abertura do 1º Encontro para ODS da Região Metropolitana de Salvador, realizado no Arquivo Público (Comércio), e reforçou o compromisso da cidade com a agenda.

    “Desde minha primeira gestão, em janeiro de 2021, renovei o compromisso com o Pacto de Paris, que este ano completa 10 anos e cujo objetivo é reduzir a emissão dos gases que impactam no efeito estufa. Inclusive, há um projeto encaminhado por nós para a Câmara Municipal para neutralizar a emissão desses gases até 2049, quando Salvador completa 500 anos”, frisou Bruno Reis.

    Também participaram a vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, e os secretários de Sustentabilidade, Resiliência e Bem-estar e Proteção Animal (Secis), Ivan Euller, e da Reparação (Semur), Isaura Genoveva, além do diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macedo.

    O chefe do Executivo municipal citou avanços que fizeram com que a capital baiana tomasse a dianteira para o desenvolvimento sustentável no estado e no país. As medidas envolveram, por exemplo, a implantação de novos parques, de dois espaços verdes inéditos, como o viveiro de restinga (Praia do Flamengo) e um Centro de Interpretação da Mata Atlântica (Bonfim), além da aquisição de ônibus elétricos para a mobilidade urbana.

    “A gente sabe que o transporte público é o maior emissor de gases. Então, há uma série de medidas que adotamos e que precisamos adotar daqui para frente para evitarmos desastres, perdas de vidas e um mundo mais equilibrado, mais sustentável e, consequentemente, um mundo melhor para todos”, acrescentou o prefeito de Salvador.

    O 1º Encontro para ODS da Região Metropolitana de Salvador reuniu gestores públicos, organizações internacionais e instituições financeiras para tratarem, inclusive, sobre o novo ODS 18 – iniciativa voluntária criada pelo Brasil para combater o racismo estrutural e as desigualdades que afetam especificamente os povos indígenas e a população negra.

    Iniciativa – Desenvolvido pelo Instituto Cidades Sustentáveis, o Programa Cidades Sustentáveis (PCS) é estruturado em 12 eixos temáticos que são alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas. Na prática, o programa oferece ferramentas e metodologias de apoio à gestão pública e ao planejamento urbano integrado, além de mecanismos de controle social e estímulo à participação cidadã.

    As ferramentas do PCS incluem um conjunto de 260 indicadores relacionados às diversas áreas da administração pública, um painel de monitoramento para o Plano de Metas e um software que permite a comparação de dados e informações entre as cidades.

    Segundo a coordenadora do PCS, Zuleica Goulart, o fato de a capital baiana se manter no programa coloca a cidade mais uma vez como protagonista da agenda sustentável. “Salvador é uma referência como capital, como uma cidade polo. A ideia é a gente criar uma rede na Região Metropolitana, tendo a capital com uma referência diante de uma agenda tão desafiadora, mas que faz parte do dia a dia da gestão pública municipal”, disse.

    Raul Aguilar
    Raul Aguilar

    Veja também

    Prefeitura Salvador

    Foto: Divulgação

    13 de junho de 2025

    Prefeitura e Sindseps assinam acordo para fim da greve dos servidores municipais


    Quero ler
    13 de junho de 2025

    Sandro Régis mostra preocupação com decisão do DNIT de não abrir cancelas de pedágio no São João


    Quero ler
    13 de junho de 2025

    Bolsonaro volta criticar inquérito do Golpe do STF após revista Veja apontar contradições no depoimento de Mauro Cid


    Quero ler

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2025 OffNews - Por dentro da notícia na Bahia e no Brasil. Todos os direitos reservados.
    Usamos cookies para garantir melhor experiência em nosso site. Se você continuar a acessar nosso site, entenderemos que está de acordo.OkPolítica de Privacidade