Deputado destaca conquista tecnológica e reforça importância da PDP para o fortalecimento do SUS e da indústria farmacêutica nacional
O deputado federal Jorge Solla (PT-BA) parabenizou nesta quarta-feira (29) a Bahiafarma pela aprovação, pelo Ministério da Saúde, de uma nova Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) para produção de um medicamento biológico de alto custo destinado ao tratamento de uma doença rara do sangue.
Com valor estimado em R$ 1 bilhão por ano, essa foi a PDP de maior volume financeiro entre todas as cinco aprovadas nesta rodada pelo Ministério da Saúde — um marco para a indústria farmacêutica pública e uma conquista histórica para a Bahia e para o Nordeste, sendo a primeira fábrica de imunobiológico da região. A parceria envolve a farmacêutica Bionovis e a multinacional Samsung Bioepis, da Coreia do Sul.
“Uma parceria que envolve inovação, soberania tecnológica, acesso à saúde e o resgate de uma política de Estado para o fortalecimento do SUS e da produção nacional”, completou.
O medicamento Eculizumabe é usado no tratamento da Hemoglobinúria Paroxística Noturna (HPN) — uma doença rara que provoca a destruição excessiva de glóbulos vermelhos. Hoje, o valor máximo de venda desse medicamento no mercado pode ultrapassar R$ 28 mil por unidade, o que o torna inacessível para a maioria da população sem o suporte do SUS.
A nova PDP permitirá que o produto seja inicialmente fabricado na planta da Samsung Bioepis, mas comercializado com a marca Bahiafarma, já para fornecimento ao SUS. A tecnologia será gradualmente transferida para a produção direta na indústria pública baiana, conforme o modelo de internalização tecnológica previsto nas PDPs.
“Hoje a Bahiafarma conquistou uma grande vitória com o anúncio da PDP para um medicamento biológico, anticorpo monoclonal, com a parceria da Bionovis e da Samsung Internacional. Isso significa para a Bahia um salto de qualidade e um avanço tecnológico enorme. Vamos aprender a fabricar esse medicamento para o SUS e já poderemos vendê-lo com o nome da Bahiafarma. A Bahia brilhou hoje”, comemorou Ceuci Nunes, presidente da estatal.
Solla também ressaltou o papel do Governo Lula e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na retomada da política de desenvolvimento tecnológico e fortalecimento da indústria farmacêutica pública.
“Essa vitória é fruto de uma visão de governo que acredita na ciência, na produção nacional e no SUS como motor de justiça social. O presidente Lula e o ministro Padilha estão reconstruindo a política de inovação e acesso à saúde no Brasil. A aprovação dessa PDP é um exemplo claro de que o país pode — e deve — liderar a produção de medicamentos de ponta com distribuição gratuita e universal”, concluiu o deputado.