O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), destacou que na sua próxima agenda em Brasília estará encontros para tratar da Bahiafarma, com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Ele também revelou que marcará presença no lançamento do Mais Especialidade, programa do governo Lula para reduzir a fila da exames no SUS.
“Vou a Brasília, uma das pautas para mim mais estratégicas é uma reunião com o ministro Padilha, para a gente ver recursos. Vocês acompanharam aí na semana passada, visitando a empresa nossa da BahiaFarma, para a gente poder ver esse resultado com a PPP com a Hotgen, em que pé está”, pontua Rodrigues.
“E amanhã o ministro Padilha, dirigido pelo presidente Lula, irá lançar aquele programa que o Lula tanto sonha, o “Mais Especialidades”. E tem uma função muito forte, veja a preocupação do presidente Lula: vai me ajudar bastante a mim e aos governadores”, destaca o chefe do executivo estadual.
“Ele acha que o tempo entre detectar o problema de saúde e aquela pessoa ser tratada, curada e ter alta, ainda demora muito. É a regulação nacional, todos os casos padecem disso. Amanhã o projeto vai lançar, então hoje eu reo no Padilha e amanhã acompanharei. O presidente Lula nessa agenda”, destaca o governador da Bahia.
O PMAE é um novo tempo no SUS , que vai proporcionar um atendimento reorganizado e integrado digitalmente. Trata-se de uma mudança na lógica de cuidado com oferta de tratamento integrado e fila única que irá reduzir tempo as filas e o tempo de espera. O foco no paciente garante o cuidado integrado em todo ciclo, da consulta ao exame, diagnóstico e tratamento e terá a telessaúde como eixo fundamental, evitando deslocamentos e encaminhamentos desnecessários. Pela primeira vez no Brasil o acesso a especialistas será simplificado, beneficiando, principalmente, pacientes oncológicos. O PMAE foi desenvolvido pelo Governo Federal, que é também responsável pelo repasse de recursos, mas a implementação é de estados e municípios.