A secretária de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), Jusmari Oliveira, participou do Workshop de Transporte Ferroviário de Passageiros, promovido pelo Ministério dos Transportes em Brasília, com o apoio da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos, e destacou a importância do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) para Salvador.
“É muito difícil uma pessoa sair do Subúrbio para ir para a Orla Atlântica. E todos vocês que vão para Salvador só vão na Orla Atlântica, não conseguem saber a riqueza que nós temos no Subúrbio. É impossível chegar no Subúrbio dentro da mesma cidade. O nosso VLT vai ligar as duas orlas”, disse a chefe da pasta.
Jusmari Oliveira pontuou a redução do tempo de deslocamento com o VLT. “Hoje, nós levamos uma hora e meia de veículo para ir de uma orla para a outra. Nós vamos fazer em 16 minutos. É revolucionário isso ou não é? É a integração entre os povos, é diminuir as diferenças, é o que nós chamamos de verdadeira transição justa com equidade”, enfatizou.
“E é essa a revolução que nós queremos, muito mais do que essa solução de termos a capacidade de pagar o custo de implantação. Eu acho que o custo de implantação, quando nós olhamos para esse lado, ele não tem preço”, completou.
Além disso, na legenda de uma publicação no Instagram, Jusmari complementou: “O VLT representa mais do que um meio de transporte: ele traz praticidade à locomoção, promove dignidade e fortalece a integração urbana. Não se trata apenas de mobilidade, mas de oferecer benefícios para todos, sem distinções.”