Secretária de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), Jusmari Oliveira afirmou, nesta quinta-feira (29), que o Brasil tem necessidade de mobilidade que promova dignidade, praticidade e segurança. Segundo ela, o transporte ferroviário de passageiros pode proporcionar isso.
Jusmari abordou o assunto durante o Workshop de Transporte Ferroviário de Passageiros, promovido pelo Ministério dos Transportes em Brasília, com o apoio da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos.
“O Brasil não tem vocação, tem necessidade de transporte ferroviário. Nós fizemos uma escuta em todos os 27 territórios e dividimos por temas, como habitação, equipamentos urbanos e mobilidade. O que mais nos tocou foi a dificuldade que as populações têm de se integrar”, pontuou.
Jusmari seguiu: “[Existe] a privação na acessibilidade de serviços que as populações do interior têm por estarem sujeitas e submissas a um transporte de um ônibus, que pertence a uma empresa que não investe na qualidade, em que ele só tem aquilo para ir ao centro onde ele vai fazer o exame, ao centro onde ele vai para a sua instituição de educação, o seu treinamento, a sua capacitação, ou até aos encontros, ou até mesmo ao lazer”.
“Para ir à praia, por exemplo, você está submetido a esperar um ônibus, que vai levar 20 horas para te levar até a capital. Então, nós não temos vocação, nós temos necessidade”, completou.